Setembro 2025 vol. 13 num. 1 - 12º Congresso Internacional de Design da Informação
CIDI 2025 - Open Access.
A imagem do feminino nas capas dos livros O Duque e Eu de Julia Quinn
The image of femininity in the covers of The Duke and I by Julia Quinn
Souza, Rosângela V. ; Mota, Meiriédna Q. ; Oliveira, Gabriela Araujo F. ;
CIDI 2025:
O objetivo deste artigo é analisar, por meio da metodologia proposta por Mota, Souza e Oliveira (2024), as capas do livro O Duque e Eu, de Julia Quinn, publicados no Brasil e no exterior entre os anos 2000 e 2021. A pesquisa investiga como a imagem do feminino é retratada nas capas de romance no qual a protagonista é feminina. Para isso, observa-se se há consonância com convenções gráficas que corroboram com o estereótipo de gênero partindo do arquétipo e da jornada da heroína, do páthos feminino e da linguagem gráfica visual verbal. Os resultados apresentados confirmam a hipótese ao entender que é possível criar inferências entre a teoria e o design das capas.
CIDI 2025:
The objective of this article is to analyze, using the methodology proposed by Mota, Souza, and Oliveira (2024), the covers of the book The Duke and I by Julia Quinn, published in Brazil and abroad between 2000 and 2021. The research investigates how the image of the feminine is portrayed on the covers of romance novels in which the protagonist is female. To achieve this, it examines whether there is alignment with graphic conventions that reinforce gender stereotypes, based on the archetype and journey of the heroine, feminine pathos, and the verbal graphic language. The results presented confirm the hypothesis by understanding that it is possible to make inferences between the theory and the design of the covers.
Palavras-chave: Linguagem gráfica, heroína, arquétipo, páthos, capas de livro,
Palavras-chave: Graphic language, heroine, archetype, pathos, book covers,
DOI: 10.5151/cidi2025-1090731
Referências bibliográficas
- [1] Agamben, G. (2012). Ninfas. São Paulo: Hedra.
- [2] Anchieta, I. (2022). Imagens da mulher no Ocidente moderno 2: Maria e Maria Madalena (Vol. 2, 2a ed.). São Paulo, SP: Editora da Universidade de São Paulo.
- [3] Bulfinch, T. (2013). O livro da mitologia: a idade da fábula. São Paulo, SP: Martin Claret.
- [4] Chevalier, J. & Gheerbrant, A. (2021). Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números (35ª ed.). Rio de Janeiro, RJ: José Olympio.
- [5] Davies, J. (2002). Hot Type. Design Week. https://www.designweek.co.uk/issues/5-december- 2002/hot-type/.
- [6] Duprey, A.L. (2015). A feminist view on the power of typography: making the invisible visible. 2015. Tese (Senior Honors Thesis) – Department of Communication Arts, Framingham State University, Framingham.
- [7] Estés, C. P. (2018). Mulheres que correm com lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. Rio de Janeiro, RJ: Rocco.
- [8] Garfield, S. (2012). Esse é meu tipo: um livro sobre fontes. Rio de Janeiro: Zahar.
- [9] Jung, C. G. (2020). Aspectos do Feminino. Petrópolis: Editora Vozes.
- [10] Kinross, R. (1989). The rhetoric of neutrality. In: Margolin, V. (org.). Design discourse: history/theory/criticism. Chicago: University of Chicago Press.
- [11] Llop, R. (2014). Un sistema gráfico para las cubiertas de libros: hacia un lenguaje de parámetros. Barcelona: Editora Gustavo Gili.
- [12] Lupton, E. (2011). A produção de um livro independente Indie Publishing: um guia para autores, artistas e designers. São Paulo: Edições Rosari.
- [13] Mota, M. Q., Souza, R. V. de, & Oliveira, G. A. F. (2024). A representação do feminino: uma análise das capas de Orgulho e Preconceito de Jane Austen. Anais do 11º Congresso Internacional de Design da Informação e 11º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design, 11, 1377-1389. https://doi.org/10.5151/cidiconcic2023-91_651091
- [14] Murdock, M. (2022). A jornada da heroína: a busca da mulher para se reconectar com o feminino. Rio de Janeiro, RJ: Sextante.
- [15] Nichols, G. W. (2018). Type reveals culture: a defense of “bad” type. In: Wyatt, C. S.; DeVoss, D. N. Type Matters: The rhetoricity of letterforms. South Carolina: Parlor Press.
- [16] Oliveira, G. A. F. & Lima, S. (2021). Análise semântica de capas tipográficas de livros
- [17] feministas:discussões sobre performatividade de gênero. InfoDesign – Revista Brasileira de Design da Informação, 18(2). https://doi.org/10.51358/id.v18i2.932
- [18] Vogler, C. (2006). A jornada do escritor:estruturas míticas para escritores (2ª ed.). Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira.
- [19] Warburg, A. (2013). A renovação da antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a história do Renascimento Europeu. Rio de Janeiro, RJ: Contraponto.
- [20] Wyatt, C. S.; DeVoss, D. N. (2018). Type Matters: The rhetoricity of letterforms. South Carolina: Parlor Press.
Como citar:
Souza, Rosângela V.; Mota, Meiriédna Q.; Oliveira, Gabriela Araujo F.; "A imagem do feminino nas capas dos livros O Duque e Eu de Julia Quinn", p. 1902-1916 . In: .
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2025-1090731
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações