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A ilustração que representa um assunto científico é também científica? Uma experiência de ensino

Is the illustration representing a scientific subject is scientific also? A teaching experience.

Trotta, Tatiana de;

Artigo completo:

A motivação para o desenvolvimento deste artigo surgiu com as ponderações de iniciandas científicas sobre ilustrações de anatomia humana disponíveis na internet e em impressos físicos. Elas participaram do programa de iniciação científica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, cujo projeto versou sobre a informação em saúde e doença a partir de ilustrações sobre anatomia humana disponível para usuários em geral e/ou utilizadas com pacientes. Com a variedade de ilustrações em diferentes estilos que tratam sobre conteúdos científicos, surgiu a questão: sendo o assunto de cunho médico-científico as ilustrações poderiam ser igualmente compreendidas como científicas? Assim o objetivo deste artigo esteve em descrever minimamente o estilo visual científico para que seja um instrumento de diferenciação no momento de distingui-lo do não científico. A metodologia usada para isto foi o de análise descritiva de estilo, onde em nível sintático se observa sua construção visual. Assim foram estabelecidos parâmetros que classificam e diferenciam a ilustração científica das outras ilustrações. Isto auxiliou o entendimento e reconhecimento da ilustração científica pelas iniciandas, possibilitando um estudo adequado.

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The motivation for the development of this article arose with the ponderings of scientific initiations on illustrations of human anatomy available on the Internet and in physical forms. They participated in the scientific initiation program of the Federal Technological University - Paraná, whose project focused on information on health and disease from illustrations about human anatomy available to users in general and / or used with patients. With the variety of illustrations in different styles dealing with scientific content, the question arose: could the illustrations be scientifically understood as the medical-scientific subject? Thus the objective of this article was to describe minimally the scientific visual style so that it is an instrument of differentiation in the moment of distinguishing it from the non-scientific. The methodology used for this was that of descriptive analysis of style, where in syntactic level its visual construction is observed. Thus, parameters have been established that classify and differentiate scientific illustrations from other illustrations. This helped the understanding and recognition of the scientific illustration by the initiators, allowing an adequate study.

Palavras-chave: ilustração científica, anatomia humana, ensino, estilo e sintaxe visual,

Palavras-chave: scientific illustration, human anatomy, teaching, style and visual syntax,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0030

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Como citar:

Trotta, Tatiana de; "A ilustração que representa um assunto científico é também científica? Uma experiência de ensino", p. 521-532 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0030

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