Maio 2018 vol. 4 num. 3 - Colóquio Internacional de Design 2017

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

A História Dos Cursos Tecnólogos De Design Do Centro Universitário De Belo Horizonte

Almeida, Délcio Julião Emar de ; Souza, Teresa Campos Viana ; Braga, Marcos da Costa ;

Artigo Completo:

O presente projeto aborda os cursos tecnólogos de design do Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH, no que tange a sua gênese, estruturação, peculiaridades e expectativas. Objetivou apresentar a intenção da Instituição em oferecer tais formações, seus impactos e influências do e no mercado. Procurará traçar a trajetória e formação do quadro docente, suas instituições de origem e especializações. Igualmente tentou demonstrar o perfil dos egressos e sua atuação no mercado de trabalho. Todo o processo de pesquisa e coleta de dados se baseou nas premissas da micro história, na busca de fontes primárias em documentos, registros e depoimentos que remetam aos primórdios dos cursos tecnólogos de design gráfico e de moda na Instituição particular de ensino. Verificou-se, dessa forma, as peculiaridades dos cursos, de modo a caracterizar seu perfil e como essas particularidades contribuíram para a formação de egressos atuantes e competentes para o mercado de trabalho e responsáveis quanto a questões sociais. O processo de pesquisa demonstrou como as transformações e direcionamentos no setor privado de educação e nas políticas públicas de ensino influenciaram nas características dos cursos analisados. Um ponto crucial que foi apontado neste projeto de pesquisa foi o reflexo da mudança da Fundação Cultural de Belo Horizonte – FUNDAC para o Sistema Anima de Gestão Educacional, o que, indiscutivelmente, impactou nos direcionamentos acadêmicos dos cursos, no sentido do enfoque na formação para o mercado, fomentando questões relacionadas à interdisciplinaridade e empreendedorismo. Demonstrou, igualmente, como essa mudança influenciou na estrutura do corpo docente quanto à qualificação e novas formas de se enxergar o processo de ensino e aprendizagem.

Artigo Completo:

Palavras-chave: micro história; história do design; ensino de design; Unibh; Belo Horizonte,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cid2017-69

Referências bibliográficas
  • [1] ANIMA, Gestão Educacional. Histórico e Perfil Corporativo Disponível em: . Acessado em: 20 de julho de 2016 ALBERTI, Verena. Manual de história oral. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2005 ÁRVORE, Gestão de Relacionamento. UniBH: 50 anos formando profissionais competentes, 2014. Disponível em: http://arvoredecomunicacao.com.br/unibh-50-anos-formando-profissionaiscompetentes/. Acessado em: 20 de julho de 2016 DURKHEIM, Émile. As Regras do Método Sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2007. FUNDAC, Fundação Cultural de Minas Gerais. Disponível em: http://www.fundac.org.br/v2/01_Fundac.asp. Acessado em: 20 de julho de 2016 POUPART, Jean. A entrevista de tipo qualitativo: considerações epistemológicas, teóricas e metodológicas, in A PESQUISA QUALITATIVA – Enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Editora Vozes, 2012, Coleção Sociologia. RANCIÈRE, Jacques. A partilha do Sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental org.: Ed. 34, 2005. 72 p. REDIG, Joaquim. Design: responsabilidade social no horário do expediente. In BRAGA, Marcos da Costa. O Papel Social do Design Gráfico. ed. São Paulo: SENAC-SP, 201 v. 192p . DUCH, MABG; LAUDARES, João Bosco. Estudo da implementação de Cursos Superiores de Tecnologia por Instituições de Ensino Superior mineiras. Belo Horizonte–MG. Revista Trabalho & Educação, v. 18, 2008. UNIBH, Centro Universitário de Belo Horizonte. Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia Design Gráfico. Belo Horizonte, 2007. 109 p. UNIBH, Centro Universitário de Belo Horizonte. Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia Design de Moda. Belo Horizonte, 2015. 128 p. Entrevistas: CARDOZO, Sidiney. A criação do Curso Tecnólogo de Design de Moda do UNIBH. Belo Horizonte, 2016. áudio (24:45). Entrevista concedida a Teresa Campos Viana Souza. ENOQUE, Cynthia. A criação do Curso Tecnólogo de Design Gráfico. Belo Horizonte: Centro Universitário UNI-BH, 2016 . áudio (23:46). Entrevista concedida a Teresa Campos Viana Souza e Délcio Julião Emar de Almeida. FARIA, Carlos de. A experiência como aluno no Curso Tecnólogo de Design Gráfico do UNIBH. Belo Horizonte, 2016. áudio (15:36). Entrevista concedida a Délcio Julião Emar de Almeida LINHARES, Cristiane. A experiência como professor no Curso Tecnólogo de Design Gráfico do UNIBH. Belo Horizonte, 2016. áudio (7:47). Entrevista concedida a Délcio Julião Emar de Almeida MELO, João Batista de. A experiência como aluno no Curso Tecnólogo de Design Gráfico do UNIBH. Belo Horizonte, 2016. áudio (8:33). Entrevista concedida a Délcio Julião Emar de Almeida
Como citar:

Almeida, Délcio Julião Emar de; Souza, Teresa Campos Viana; Braga, Marcos da Costa; "A História Dos Cursos Tecnólogos De Design Do Centro Universitário De Belo Horizonte", p. 806-820 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, ISBN: cid2017
DOI 10.5151/cid2017-69

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações