Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A FALTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE CONHECIMENTOS NO USO DE SOFTWARES E CONHECIMENTOS EM DESIGN GRÁFICO EM TUTORIAIS ONLINE

THE LACK OF INTEGRATION BETWEEN SOFTWARE KNOWLEDGE AND GRAPHIC DESIGN KNOWLEDGE IN ONLINE TUTORIALS

Mazzarotto Filho, Marco A.; Ulbricht, Vânia Ribas;

Artigo Completo:

O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar se conhecimentos em design estão presentes em tutoriais voltadospara o ensino de softwares gráficos. Para isso, foi desenvolvido um instrumento de análise baseado na tipologia deconhecimentos declarativo, procedimental e estratégico. O instrumento foi aplicado em uma amostra de vintetutoriais para o ensino do software InDesign. Como resultado, identificou-se que existe uma tendência para o ensinoisolado de conhecimentos em software, sem a devida contextualização com conhecimentos no campo do design.Também se identificou que exemplos de aplicação na área do design são ausentes ou de baixa qualidade; não hásugestões de exercícios para sua aplicação no campo do design; e também que os conhecimentos estratégicos no usodo software são pouco explorados.

Artigo Completo:

The objective of this work was to identify and analyze if design knowledge is present in graphic software tutorials.For this, an analytical tool was developed based on the typology of declarative, procedural and strategicknowledge. The instrument was applied in a sample of twenty tutorials for teaching InDesign software. As a result, itwas identified that there is a tendency for the teaching of software into a isolated fashion, without the propercontextualization with design knowledge. It was also identified that examples of application in the design area areabsent or of poor quality; there are no suggestions of exercises for its application in the field of design; and alsothat the software strategic knowledge is little explored.

Palavras-chave: tutorial, ensino de software, ensino de design,

Palavras-chave: Tutorial, software learning, design education,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0021

Referências bibliográficas
  • [1] ALDOY, N. & EVANS, M. A review of digital industrial and product design methods in UK higher education. Design Journal, v.14, n.3, 2011, p.343-368.
  • [2] ATHARIFAR, H.; YILDIZ, F. & KNAPP, J. R. Survey of the Current Academic and Industrial Trends in Utilizing the CADD Technology Survey of the Current Academic and Industrial Trends in Utilizing the CADD Technology. 120th ASEE Annual Conference & Exposition, Atlanta, 2013.
  • [3] CARVALHO, G. Ambientes cognitivos para projetação: um estudo relacional entre as mídias tradicional e digital na concepção do projeto arquitetônico. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, CAC, Desenvolvimento Urbano, Recife, 2004.
  • [4] GALLE, P. Design as intentional action: a conceptual analysis. Design Studies, v.20, n.1, 1999, p. 57-81.
  • [5] GOLDSCHIMIDT, G. Design Representation:
  • [6] Private Process, Public Image. In: GOLDSCHIMIDT, G & PORTER, W. Design Representation, Londres: Springer, 2004.
  • [7] IBRAHIM, R. & POUR RAHIMIAN, F.
  • [8] Comparison of CAD and manual sketching tools for teaching architectural design. Automation in Construction, v.19, n.8, 2010.
  • [9] KUANG, Y. Problems and Solutions on the Teaching of Computer-aided Industrial design. 9th
  • [10] International Conference on Computer-Aided Industrial Design and Conceptual Design, 2008.
  • [11] MARSHALL, L. & MEACHEM, L. Direct or directed: orchestrating a more harmonious approach to teaching technology within an Art & Design Higher Education curriculum with special reference to visual communications courses. Learning, Media and Technology, v.32, n.1, 2007, p.41-52.
  • [12] MAZZAROTTO FILHO, M. A.; ULBRICHT, V. R. O ensino formal de softwares em cursos de design gráfico: uma presença fragmentada. In: 12º
  • [13] P&D 2016 Congresso Brasileiros de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2016, Belo Horizonte. Anais do 12º P&D 2016 Congresso Brasileiros de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2016.
  • [14] PINTO, A. C. Aprender a aprender o quê? Conteúdos e estratégias. Psicologia, Educação e Cultura, v. 2, n.1, 1996, p. 37-53.
  • [15] ROSSELLI, B. S. Taxonomia de meios de representação em ambientes multidimensionais e sua aplicação na metodologia projetual. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Design do Centro Universitário Ritter dos Reis, Porto Alegre, 2012.
  • [16] SCHÖN, D. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
  • [17] SPITZ, R. Dirty hands on the keyboard. In: Sixth
  • [18] International Symposium on Eletronic Art - ISEA'95, Montreal, 1995.
  • [19] UYSAL, V. & TOPALOĞLU, F. Bridging the Gap: A Manual Primer into Design Computing in the Context of Basic Design Education.
  • [20] International Journal of Art and Design Education, v. 36, n.1, 2016.
  • [21] YANG, M. Y.; YOU, M. & CHEN, F. C.
  • [22] Competencies and qualifications for industrial design jobs: Implications for design practice, education, and student career guidance. Design Studies, v.26, n.2, 2005, p.155-189.
  • [23] ZHANG, F.; YANG, C. & ZHU, Y. A Study of CAID Teaching. 9th International Conference on
  • [24] Computer-Aided Industrial Design and Conceptual Design, 2008.
  • [25] ZHU, Y. & ZHANG, Z. Reseach on CAID Teaching Based on Design Process. 2010 IEEE 11th International Conference on Computer-Aided Industrial Design & Conceptual Design (CAIDCD), 2010
Como citar:

Mazzarotto Filho, Marco A.; Ulbricht, Vânia Ribas; "A FALTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE CONHECIMENTOS NO USO DE SOFTWARES E CONHECIMENTOS EM DESIGN GRÁFICO EM TUTORIAIS ONLINE", p. 180-190 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0021

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações