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A Experiência do ciclista no seu percurso ao trabalho: estudo de caso Pelotas-RS

The experience of the cyclist on his route to work: case study Pelotas-RS

Hillal, Stéphanie ;

Resumo:

A prioridade para os carros particulares na cidade torna o uso da bicicleta arriscado. A carência de um sistema viário condizente com as necessidades dos ciclistas nas cidades e a disputadas vias com os veículos faz com que apareçam situações de perigo. Nesse cenário, esta pesquisa pretende investigar o percurso dos ciclistas ao trabalho e os atributos das vias que influenciam nas escolhas das rotas no município de Pelotas. A pesquisa compõe parte da dissertação de mestrado e apresenta resultados parciais. O método de avaliação utilizado foi entrevista “pedalada”,no qual o entrevistador acompanhou o percurso realizado pelos participantes ao trabalho, pedalando e gravando o áudio das entrevistas. A partir das análises realizadas, obtiveram-se as conclusões parciais de que os usuários entrevistados não estão satisfeitos com seus trajetos, priorizando a pavimentação e as sinalizações nas escolhas dos percursos. O estudo espera contribuir com pesquisas mais aprofundadas sobre as rotas dos ciclistas e com subsídios para a tomada de decisões mais concisas dos planejadores na necessidade dos ciclistas que utilizam esse meio de transporte diário.

Resumo:

The priority for private cars in the city makes bicycle use risky. The lack of a road systemcompatible with the needs of cyclists and their dispute against vehicles result in dangeroussituations. In this scenario, this research intends to investigate the route of cyclists to work andwhat influences route choices in Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil. The research composes partof the master's thesis and presents partial results. The evaluation method used was a “bike ride”interview, in which the interviewer followed the participants' route to work on a bicycle, andrecorded the audio of the interviews. Based on the analysis, the partial conclusions obtainedwere that the users interviewed were not satisfied with their routes, prioritizing pavement andtraffic signs. The study hopes to contribute in further research on cyclist’s routes and to helpplanners to make more concise decisions on the need of cyclists using this daily means oftransport.

Palavras-chave: planejamento urbano, rotas dos ciclistas, mobilidade urbana,

Palavras-chave: Urban planning, cyclist’s routes, urban mobility,

DOI: 10.5151/singeurb2019-116

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Como citar:

Hillal, Stéphanie; "A Experiência do ciclista no seu percurso ao trabalho: estudo de caso Pelotas-RS", p. 874-880 . In: Anais do II Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/singeurb2019-116

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