Fevereiro 2014 vol. 1 num. 1 - XXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva
Artigo Completo - Open Access.
A EVOLUÇÃO DAS EMISSÕES VEICULARES NO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA NOVA ABORDAGEM NO PERÍODO DE 2009 A 2012
Dias, Cristiane ; Silva, Marcelo Pereira Balese Silmara Regina da ;
Artigo Completo:
A CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) adotou, a partir de 2010, a metodologia proposta no 1º. Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários (MMA, 2011) para o cálculo de estimativas de emissões veiculares no Estado de São Paulo e nas Regiões Metropolitanas. Os dados originados do PROCONVE e do PROMOT foram empregados para estimar as emissões da frota circulante, considerando as categorias de automóveis, comerciais leves ciclos Otto e Diesel, motocicletas, ônibus e caminhões.Em 2012, foi lançado o 1º. Relatório“Emissões Veiculares no Estado de São Paulo” da CETESB, com amplo conteúdo e apresentando as estimativas de emissões de poluentes atmosféricos e de alguns Gases de Efeito Estufa (GEE) do ano de 2011. O objetivo deste trabalho é apresentar a evolução das emissões veiculares no período de 2009 a 2012. Os resultados demonstram que apesar do aumento da frota circulante e do consumo de combustível, a emissão de poluentes locais vem se mantendo estável, já que a substituição de veículos mais antigos por novos incorpora as tecnologias de controle atuais que promovem a emissão menor. No caso dosgases do efeito estufa (GEE), os resultados demonstram aumento na emissão, causados principalmente pelo aumento do consumo de gasolina C em substituição ao etanol hidratado.
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DOI: 10.5151/engpro-simea-PAP30
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                                                                    Dias, Cristiane;                                     Silva, Marcelo Pereira Balese Silmara Regina da;                                 "A EVOLUÇÃO DAS EMISSÕES VEICULARES NO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA NOVA ABORDAGEM NO PERÍODO DE 2009 A 2012",                                     p. 172-183                                                                . In: In Anais do XXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva — SIMEA 2013.
                                                                    São Paulo: Blucher,
                                
                                2014. 
                                ISSN 2357-7592,
                                
                                
                                                                            DOI 10.5151/engpro-simea-PAP30                                                                                                
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