Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A EQUIVALÊNCIA ENTRE ONOMATOPEIAS E CARTÕES COM EMOÇÕES

THE EQUIVALENCE BETWEEN ONOMATOPOEIA AND EMOTION CARDS

Berg, Carlos Henrique ; Ulbricht, Vânia ; Vanzin, Tarcísio ; Fadel, Luciane ;

Artigo Completo:

Essa pesquisa discute a percepção da acessibilidade em métodos de avaliações de interfaces digitais. Ela visa incluir participantes com deficiência visual em avaliações de interfaces. Iniciou com uma revisão sistemática de literatura sobre representações espaciais humanas. Os resultados sugeriram que o tato e a audição podem ser os principais sentidos usados para a criação da representação especial em pessoas com deficiência visual. As representações são importantes para a navegação, para a representação das formas da natureza e no processo de aprendizagem. Seguindo a revisão sistemática, e considerando o sentido da audição, esse artigo relata a escolha de onomatopeias percebidas como equivalente aos cartões com emoções pelo publico de interesse. O resultado dessa avaliação foi a criação de um protótipo onomtopeico.

Artigo Completo:

This research discusses the accessibility of emotional perception assessment methods on digital interfaces. Thus, this research seeks to include participants with visual impairments in interface evaluation tests. The first step was a systematic review of literature on human spatial representations. The results suggest that the sense of touch and hearing can be regarded as the two main ways that people with visual impairment use to create spatial representations. The spatial representation is important for navigation, for the representation of forms in the nature and in the learning process. Following the systematic review, this article reports the selection, by the audience of interest, the onomatopoeias perceived as equivalent to emotion cards. The result of the evaluation was the creation of an onomatopoeic prototype.

Palavras-chave: Testes de usabilidade, Onomatopeia, Pessoas cegas,

Palavras-chave: Usability test, Onomatopoeia, Blind people,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0246

Referências bibliográficas
  • [1] AGARWAL, Anshu; MEYER, Andrew. Beyond Usability: Evaluating Emotional Response as an Integral Part of the User Experience. In: CHI 2009, 2009., 2009, Boston. New Usability Metrics and Methods. Boston: Acm, 2009. p. 2919 – 2930.
  • [2] ANCKER, Jessica S.; CHAN, Connie and KUKAFKA, Rita. Interactive Graphics for Expressing Health Risks: Development and Qualitative Evaluation. Journal Of Health Communication: International Perspectives, Londres, 5, n. 14, p.37-41, 23 maio 201
  • [3] BASTIEN, J M Christiain; SCAPIN, Dominique L.. Ergonomic criteria for the evaluation of human computer interfaces. 2.1 France: Institut Nationale de Recherde En Informatique Et En Automitique, 199 82 p.
  • [4] BERG, C. H.; Flores, Angela ; Ulbricht, Vânia ; Fadel, L. M. . PESSOAS CEGAS E
  • [5] REPRESENTAÇÃO ESPACIAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Ergodesign & HCI, v. 3, p. 20-27, 2016.
  • [6] BERG, Carlos Henrique et al. TESTES DE USABILIDADE EM WEBSITES ACESSÍVEIS. In: ERGODESIGN, 12., 2012, Natal. Proceedings... . Natal: Uepa, 2012. p. 1 – 11.
  • [7] BERG, Carlos Henrique, AVALIAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO APRENDIZAGEM ACESSÍVEIS ATRAVÉS DE TESTES DE USABILIDADE COM EMOÇÕES. 2013. 80 f. Dissertation (Master Degree) - Department of Knowledge Engineering and Management, University Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
  • [8] BERG, Carlos Henrique, FADEL, Luciane Maria; ULBRICHT, Vânia. NONVERBAL USABILITY TESTS WITH EMOTIONS FOR THE VISUALLY IMPAIRED. In: DESIGN E EMOTION 2014, 9., 2014, Bogotá. Proceedings the Colors of Care. Bogotá: Ediciones Uniandes, 2014. p. 394 - 399.
  • [9] DESMET, P.M.A. (2003). Measuring emotion: Development and application of an instrument to measure emotional responses to products. In M.A. Blythe, A.F. Monk, K. Overbeeke, and P.C. Wright (Eds.), Funology: From usability to enjoyment. (pp. 111-123). Dordrecht: Kluwer Academic Publishers.
  • [10] KATSIONIS, George; VIRVOU, Maria. Adapting OCC theory for affect perception in educational software. Available in: . Access em: 13 jul. 2012.
  • [11] MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.
  • [12] NIELSEN, J. e LORANGER, H. Usability in the Web: projecting websites with qualified, Rio de Janeiro: Elsiever, 2007. 406 p.
  • [13] NIELSEN, J., Usability Engineering, Academic Press Limited, London, 1993.
  • [14] NIELSEN, Jakob. Technology Transfer of Heuristic Evaluation and Usability Inspection. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON HUMAN-COMPUTER INTERACTION, 95., 1995, Lillehammer. IFIP INTERACT. Lillehammer: International Conference On Humancomputer Interaction, 1995. p. 1 – 9.
  • [15] PREECE, Jenny; ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen. Interaction Design: Beyond Human- Computer Interaction. Maryland: Univ. Of Maryland, 2002. 552 p.
  • [16] RÖDER, B. e RÖSLER, F., Memory for environmental sounds in sighted, congenitally blind and late blind adults: evidence for crossmodal compensation. International Journal of Psychophysiology, 50, 27-39, 2003
  • [17] SAUER, Juergen; SONDEREGGER, Andreas. The influence of prototype fidelity and aesthetics of design in usability tests: Effects on user behaviour, subjective evaluation and emotion. Applied Ergonomics, Fribourg, n. 40, p.670-677, 18 jun. 2008.
  • [18] TOGNAZZINI, Bruce. TOG on Interface. Boston: Addisonwesley Longman Publishing Co, 1992. 352 p.
  • [19] TZVETANOVA, Sylvia; TANG, Ming-xi e JUSTICE, Lorraine. Emotional Web Usability Evaluation. Human-Computer Interaction: HCII 2007, Berlin, p.1039-1046, 2007
  • [20] WORLD WIDE WEB CONSORTIUM. WCAG 1.0: Web Content Accessibility Guidelines 1.0. São Paulo: World Wide Web Consortium, 1999. 1 p. Available in: 05 ago. 2014.
  • [21] WORLD WIDE WEB CONSORTIUM. WCAG 2.0: Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0. 1 ed. São Paulo: World Wide Web Consortium, 2008. 1 p. Available em: . Access em: 5 ago. 2014.
Como citar:

Berg, Carlos Henrique; Ulbricht, Vânia; Vanzin, Tarcísio; Fadel, Luciane; "A EQUIVALÊNCIA ENTRE ONOMATOPEIAS E CARTÕES COM EMOÇÕES", p. 2340-2348 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0246

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações