CIDI 2025 - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A disciplina “Desenho de Letras e Cartazes" da Escola Técnica Carlos de Campos (1972–1993)

La asignatura "Dibujo de Letras y Carteles" de la Escuela Técnica Carlos de Campos (1972–1993)

Freire, Lucas Magalhães ; Braga, Marcos da Costa ;

CIDI 2025:

Este artigo investiga e compreende o ensino de e com tipografia na disciplina “Desenho de Letras e Cartazes” no curso de Desenho de Comunicação da Escola Técnica Carlos de Campos entre 1972 e 1993, a partir da perspectiva de dois ex-alunos que posteriormente se tornaram docentes. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, compreende a evolução do ensino de design com tipos, em um primeiro momento focado na aplicação técnica e na replicação de desenhos para um segundo momento voltado ao desenvolvimento de letreiramentos e protótipos de famílias tipográficas. Foram examinados documentos, como o currículo e livro didático, para ampliar a compreensão sobre o ensino.

CIDI 2025:

This article investigates and analyzes the teaching of and with typography in the “Lettering and Poster Design” course within the Communication Design program at Escola Técnica Carlos de Campos between 1972 and 1993, from the perspective of two former students who later became instructors. This qualitative and exploratory research examines the evolution of typography education, initially focused on the technical application and replication of drawings, and later shifting towards the development of lettering and typeface prototypes. Documents such as the curriculum and textbook were analyzed to deepen the understanding of typography education.

Palavras-chave: Ensino Técnico, Tipografia, Prática Pedagógica, História do Design,

Palavras-chave: Technical Education, Typography, Pedagogical Practice, History of Design,

DOI: 10.5151/cidi2025-1089146

Referências bibliográficas
  • [1] Alberti, V. (2018). Manual de história oral. Editora FGV.
  • [2] Alves, N. C. (2024). Entrevista história oral sobre o curso de Desenho de Comunicação da Escola Técnica Carlos de Campos [Entrevista não publicada]. Entrevistado por L. M. Freire, São Paulo, Brasil. Arquivo de vídeo .mp4, 2h50min.
  • [3] Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. (1911, 29 de setembro). Decreto nº 2.118-B – Organiza as escolas profissionais da capital, de acordo com a Lei nº 1214, de 24/10/1910 e dá-lhes regulamento.
  • [4] Babenko, C. C. (2024). Entrevista história oral sobre o curso de Desenho de Comunicação da Escola Técnica Carlos de Campos [Entrevista não publicada]. Entrevistado por L. M. Freire, São Paulo, Brasil. Arquivo de vídeo .mp4, 1h44min.
  • [5] Carvalho, M. L. M. (Org.). (2011). Cultura, saberes e práticas: Memórias e histórias da educação profissional. Centro Paula Souza.
  • [6] Centro Paula Souza. (2014). Memória e história da educação profissional: Programa de história oral na educação com Loris Graldi Rampazo. Escola Técnica Estadual Rocha Mendes. http://www.memorias.cpscetec.com.br/publicacoes/percurso/HOEmtd_DocR_E_LGR2014.pdf.
  • [7] Couto, J. (1961). Manual de desenho de letras. Editora Ediouro.
  • [8] Farias, P. (2016). Estudos sobre tipografia: letras, memória gráfica e paisagens tipográficas. [Tese de Livre Docência, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo].
  • [9] Gil, A. C. (2016). Como elaborar projetos de pesquisa. Editora Atlas.
  • [10] Lipszyc, E. (2013). A ideia Panamericana - 50 anos. Posigraf.
  • [11] Mattos, M. de F. (2023). Escolas profissionais no Estado de São Paulo. Revista de Estudos Avançados em Museologia e Design (REAMD), 1, 1–24.
  • [12] Oliveira, S. T. de. (1992). Uma colmeia gigantesca: Escola Profissional Feminina de São Paulo – 1910/20/30 [Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. Redig, J. (2010) Não há cidadania sem informação, nem informação sem design. InfoDesign - Journal of Information Design, 1(1), 51–59. https://doi.org/10.51358/id.v1i1.4
  • [13] São Paulo (Estado). (1972). Processo nº 2918-72 de 23 de dezembro de 1972. Despacho do Coordenador.Diário Oficial de São Paulo: Executivo, LXXXII, (215), 28.
  • [14] Stephan, A. P. (2019). O ensino de projeto de design no curso colegial de Desenho de Comunicação IADÊ (no período de 1969 a 1987): Um olhar histórico e reflexivo da sua existência. [Tese de Doutorado, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo].
Como citar:

Freire, Lucas Magalhães; Braga, Marcos da Costa; "A disciplina “Desenho de Letras e Cartazes" da Escola Técnica Carlos de Campos (1972–1993)", p. 1117-1129 . In: . São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2025-1089146

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações