Setembro 2025 vol. 13 num. 1 - 12º Congresso Internacional de Design da Informação
CONGIC 2025 - Open Access.
A construção de um manual a partir da prática da cianotipia
Constructing a Guide from the Practice of Cyanotype
Sabatini, Maria Eduarda ; Necyk, Barbara ;
CONGIC 2025:
Este artigo explora a elaboração de um manual de cianotipia, resultado das atividades extraclasse da disciplina Teoria e Técnica da Imagem 1, ministrada em 2023, na ESDI/UERJ. O manual é fruto da experiência dos alunos ao explorar a técnica da cianotipia, segundo a noção de aprendizagem experiencial em Dewey, abordando não apenas o processo de criação das impressões, mas também os desafios enfrentados durante as oficinas. O estudo destaca o papel do design da informação na sistematização do conhecimento e na estruturação do manual como material de apoio didático. Ao organizar visualmente os processos e reflexões sobre a técnica, o manual orienta os usuários e favorece uma compreensão crítica da cianotipia, unindo prática e teoria no ensino de técnicas gráficas e fotográficas.
CONGIC 2025:
This article explores the development of a cyanotype manual, resulting from extracurricular activities in the course Theory and Technique of the Image 1, taught in 2023 at ESDI/UERJ. The manual is the result of students' experiences in exploring the cyanotype technique, according to Dewey's notion of experiential learning, addressing not only the process of creating prints but also the challenges faced during the workshops. The study highlights the role of information design in systematizing knowledge and structuring the manual as an educational support material. By visually organizing the processes and reflections on the technique, the manual guides users and fosters a critical understanding of cyanotype, merging practice and theory in the teaching of graphic and photographic techniques.
Palavras-chave: Design gráfico, Ensino de design, Cianotipia,
Palavras-chave: Graphic Design, Design Education, Cyanotype,
DOI: 10.5151/cidi2025-1091356
Referências bibliográficas
- [1] Baghim, F., & Henriques, B. (2023). A cianotipia como expressão vinculada ao design gráfico contemporâneo. Revista Apotheke, 7(2), 129–145.
- [2] Dewey, J. (1979). Democracia e educação. São Paulo: Nacional.
- [3] Dick, M. E., Gonçalves, B. S., & Vitorino, E. V. (2017). Design da informação e competência em informação: Relações possíveis. Revista Brasileira de Design da Informação, 17(1), 1–1
- [4] Escola Superior de Desenho Industrial. (2025). Currículo do curso de graduação em Design.
- [5] James, C. (2014). The book of alternative photographic processes (3ª ed.). Delmar Cengage Learning.
- [6] Lupton, E., & Phillips, J. C. (2008). Novos fundamentos do design. Cosac Naify.
- [7] Placides, F. M., & Costa, J. W. (2021). John Dewey e a aprendizagem como experiência. Revista Apotheke, 7(2), 129 –145.
- [8] Alencar, A. D. (2023). O fazer criador de si e do mundo: olhares sobre a experiência dos processos experimentais no ensino de Design (Tese de doutorado). Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
- [9] Dixon, B. (2017). Experiments in experience: Aligning design inquiry with John Dewey’s pragmatism. Design Issues.
Como citar:
Sabatini, Maria Eduarda; Necyk, Barbara; "A construção de um manual a partir da prática da cianotipia", p. 2338-2346 . In: .
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2025-1091356
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações