Artigo - Open Access.

Idioma principal

A CINÉTICA DE SECAGEM E A CONTRAÇÃO VOLUMÉTRICA DE FRUTOS DE ARAÇÁ (PSIDIUM CATTLEIANUM) DESIDRATADOS EM SECADOR DE BANDEJAS

VOLUMETRIC CONTRACTION AND DRYING KINETICS OF ARAçá FRUITS (PSIDIUM CATTLEIANUM) DEHYDRATED IN TRAY DRYER.

MAGALHÃES, PATRÍCIA DA SILVA ; CUNHA, RENATA NEPOMUCENO DA ; OLIVEIRA, ANAMARIA ROCHA DE ; , ;

Artigo:

O presente trabalho tem como objetivo realizar a desidratação do araçá, levando-se em consideração aspectos cinéticos e de contração volumétrica. Os experimentos foram conduzidos em secador de bandeja nas temperaturas de 50, 60, 70 e 80oC, sendo o teor de água acompanhado por método gravimétrico. Foram adotados como objeto de estudo os modelos cinéticos: Midilli et al. (2002) et al., Newton e Lewis, Henderson e Pabis e Page. Para determinação da contração volumétrica os frutos foram considerados como elipsoides, sendo que durante a secagem três amostras tiveram suas dimensões lineares medidas por paquímetro digital. O modelo de cinética de secagem de Midilli et al.(2002), apresentou em média 99,9% de representatividade entre os dados observados e estimados. O modelo de Bala & Woods adaptado se mostrou satisfatório na predição da contração volumétrica, com coeficiente de determinação (R2) de 0,971.

Artigo:

Palavras-chave: CINéTICA DE SECAGEM; CONTRAçãO VOLUMéTRICA; MODELAGEM,

Palavras-chave: VOLUMETRIC CONTRACTION; DRYING KINETICS; MODELING,

DOI: 10.5151/cobecic2019-ETA38

Referências bibliográficas
Como citar:

MAGALHÃES, PATRÍCIA DA SILVA; CUNHA, RENATA NEPOMUCENO DA; OLIVEIRA, ANAMARIA ROCHA DE; , ; "A CINÉTICA DE SECAGEM E A CONTRAÇÃO VOLUMÉTRICA DE FRUTOS DE ARAÇÁ (PSIDIUM CATTLEIANUM) DESIDRATADOS EM SECADOR DE BANDEJAS", p. 1939-1945 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-ETA38

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações