Novembro 2015 vol. 1 num. 2 - V SIMPÓSIO DE BIOQUÍMICA E BIOTECNOLOGIA

Resumo - Open Access.

Idioma principal

Utilização de compostos naturais extraídos de Pseudomonas aeruginosa no incremento da produtividade do milho (Zea mays L.) e da soja (Glycine max L.)

Barazetti, André Riedi ; Santos, Igor Matheus Oliveira dos ; Benite, Marcelo Beluca ; Freitas, Vanessa Fogaça de ; Simões, Glenda Cavalari ; Navarro, Miguel Octavio Pérez ; Simionato, Ane Stefano ; Cely, Martha Viviana Torres ; Lopes, Rafael Diomiro ; Oliveira, Admilton Gonçalves de ; Andrade, Galdino ;

Resumo:

O milho (ZeamaysL.) e a soja (GlycinemaxL.) são duas das mais importantes cultivares na agricultura brasileira, e demandam grandes quantidades de agroquímicos, provocando tanto problemas ambientais quanto problemas à saúde. O objetivo deste trabalho foi avaliar compostos naturais, extraídos de Pseudomonasaeruginosacepa LV com potencial para controle de doenças e consequente incremento da produtividade, como alternativa ao uso de fungicidas comerciais. A cepa LV foi isolada a partir de lesão velha de cancro cítrico em fruto de laranja caído, no município de Astorga – PR (Rampazo, 2004), e é mantida no Laboratório de Ecologia Microbiana. A produção dos bioativos foi realizada a partir de cultivo da cepa LV em caldo nutriente suplementado com CuCl2. A cultura foi incubada a 28 °C, 10 dias. Após o cultivo, as células foram separadas por centrifugação e o sobrenadante foi concentrado a 10% do volume inicial e submetido à extração com diclorometano, obtendo, assim, o composto bioativoFD. O experimento foi realizado na área experimental da fazenda escola da Universidade Estadual de Londrina – UEL, no período entre dez/2014 e mai/2015 sob delineamento em blocos casualizados, onde foram testados 4 diferentes tratamentos distribuídos em 4 blocos, tanto para milho quanto para a soja, sendo eles: testemunha absoluta (T1), fungicida comercial Unizeb Gold, Sphere Max e Ópera 1,5Kg/ha (T2), FD 100µg/mL (T3), FD 10µg/mL(T4). Ao final do experimento as plantas foram avaliadas quanto à produção total de grãos. A cultura do milho não apresentou diferença estatística entre os tratamentos, já para a cultura da soja o T2 apresentou a maior taxa de produtividade, seguida do T4, T3 e finalmente o T1. Os dados obtidos indicam que a concentração da FD pode estar relacionada ao índice de produtividade, e sugerem que leguminosas podem responder melhor ao composto natural em relação a não-leguminosas.

Resumo:

Palavras-chave: Metabolitos secundários, compostos naturais, Bioativos,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/biochem-vsimbbtec-22305

Referências bibliográficas
Como citar:

Barazetti, André Riedi; Santos, Igor Matheus Oliveira dos; Benite, Marcelo Beluca; Freitas, Vanessa Fogaça de; Simões, Glenda Cavalari; Navarro, Miguel Octavio Pérez; Simionato, Ane Stefano; Cely, Martha Viviana Torres; Lopes, Rafael Diomiro; Oliveira, Admilton Gonçalves de; Andrade, Galdino; "Utilização de compostos naturais extraídos de Pseudomonas aeruginosa no incremento da produtividade do milho (Zea mays L.) e da soja (Glycine max L.)", p. 391 . In: In Anais do V Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia - VSIMBBTEC [=Blucher Biochemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-5043, DOI 10.5151/biochem-vsimbbtec-22305

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações