Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

USO DO SEDIMENTADOR LAMELADO APLICADOS AO TRATAMENTO DE EFLUENTE DA INDÚSTRIA DE TINTAS

SOLETTI, JOÃO INÁCIO ; CARVALHO, SANDRA HELENA VIEIRA DE ; Vieira, Wedja Timóteo ; GABRIEL, RAFAELA ;

Artigo Completo:

Para o ser humano, o consumo de água potável é algo imprescindível para sua existência. Estima-se que uma indústria de tintas de grande porte gere 320 m3/mês de efluente, que às vezes são lançados em rios e mananciais sem o devido tratamento. Com isso, observa-se que há um interesse crescente por parte das empresas em reduzir os impactos ambientais gerados. Dentre os vários processos de tratamento de efluentes, destacam-se a coagulaçãoseguida pelo processo desedimentação. O sedimentador lamelado é um clarificador gravitacional consistindo de superfícies inclinadas, agrupadas de modo a formar canais. A floculação é um processo físico que promove a aglutinação das partículas já coaguladas. Como auxiliares da floculação foram utilizados polímeros sintéticos, que são substâncias químicas orgânicas de cadeia longa e alto peso molecular, polieletrólitos. Neste projeto a floculação foi feita utilizando sulfato de alumínio na concentração de 40g/L e como auxiliar de coagulação utilizou-se polieletrólito aniônico. Utilizando-se a metodologia de Kynch para o cálculo da velocidade de sedimentação na proveta de 2L verificou-se um aumento da concentração. Para os ensaios realizados na unidade piloto do sedimentador lamelado observou-se que a porcentagem de sólidos na base varia com a concentração e que o efluente do topo tem uma concentração consideravelmente pequena para as concentrações iniciais do efluente de 10g/L e 15g/L.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/ENEMP2015-PS-698

Referências bibliográficas
  • [1] AZEVEDO NETO, J. M. Técnica de Abastecimento e Tratamento de Água. Vol 2. 2ª ed. rev. São Paulo: CETESB, 1976.
  • [2] CARVALHO, S.H.V. Projeto e análise do desempenho de um sedimentador lamelado piloto para suspensões floculentas. 1998. 78p. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - PEQ/COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, 1998.
  • [3] CONAMA, 2011. Resolução n° 430, de 13 de maio de 2011, do Conselho Nacional do Meio Ambiente.
  • [4] DI BERNARDO, L; DANTAS, A. B.; VOLTAN, P. E. N. Ensaios de Tratabilidade de Água e dos Resíduos Gerados em Estações de Tratamento de Água, 1ª ed. Editora: LDibe, São Carlos. 2011.
  • [5] MANSILLA, H. D.; LIZAMA, C.; GUTARRA, A.; RODRIGUEZ, J.; BLESSA, M. A. Eliminación de contaminantes por fotocatálisis heterogênea. Argentina: Cyted, 2001.
  • [6] NUNES, J. F. Estudo da Sedimentação Gravitacional de Suspensões Floculentas. 2008. 97f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) – Faculdade de Engenharia Química, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
  • [7] PAVANELLI, G. Eficiência de diferentes tipos de coagulantes na coagulação, floculação e sedimentação de água com cor ou turbidez elevada. 2001. 102p. Dissertação (Mestrado em Hidráulica e Saneamento) – Faculdade de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2001.
Como citar:

SOLETTI, JOÃO INÁCIO; CARVALHO, SANDRA HELENA VIEIRA DE; Vieira, Wedja Timóteo ; GABRIEL, RAFAELA; "USO DO SEDIMENTADOR LAMELADO APLICADOS AO TRATAMENTO DE EFLUENTE DA INDÚSTRIA DE TINTAS", p. 1246-1252 . In: In Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados - ENEMP 2015 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2015. . São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/ENEMP2015-PS-698

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações