Artigo - Open Access.

Idioma principal

UMA ABORDAGEM DO DESIGN NO REAL E COMPLEXO MUNDO DO CONSUMO

Ferreira, Erika Simona dos Santos; Araújo, Kátia Medeiros de;

Artigo:

Estimativas populacionais recentes sugerem uma grande mudança na configuração do mundo nas próximas décadas; marcadas por grande aumento populacional, tais mudanças prometem afetar intimamente todos os aspectos do desenvolvimento sustentável, trazendo consigo novos desafios e a potencialização de antigos problemas. Diante deste cenário, repensar os hábitos de consumo, as cidades, as comunicações e os serviços, torna-se cada vez mais urgente. E o design pode ter grande participação nisso. Partindo desse pressuposto, revisitamos o texto clássico do autor Victor Papanek (“Design for the real world”, de 1971), contrapondo-o ao recente “Design para um mundo complexo”, de Rafael Cardoso (2012), que busca dialogar com o texto anterior se propondo a enfrentar os dilemas colocados pela contemporaneidade. Desta maneira, discutimos o papel do design na sociedade sob a ótica das relações de consumo, desejo e necessidade, buscando entender o papel do designer no contexto da contemporaneidade, e a relevância e atualidade de questões propostas por Papanek – revistas por Cardoso, entre outros – ainda nos dias de hoje.

Artigo:

Populational estimatives presented nowadays point out great changes in the world configuration within the next decades; marked by large populational increase, such changes promise to deeply affect every aspect of sustainable development, bringing along new challenges and expanding old problems. The given scenario makes it increasingly urgent rethinking consumption habits, cities, communication and services; design actions can play a big role in this. Based on this assumption, the article reviews the classic text by Victor Papanek (“Design for the real world”, 1971), interposing it to the recent “Design para um mundo complexo”, by Rafael Cardoso (2012). It aims to establish a dialog with the previous text, proponing new ways to deal with new dilemmas presented by conteporaneity. This way, the role of design within society is discussed from the viewpoint of consumption, needs and desire relations. We aim to understand the role of the designer on contemporaneity context, besides the relevance and actuality of the questions presented by Papanek, rediscussed by Cardoso (among many others), still nowadays.

Palavras-chave: Design, consumo, sociedade, contemporaneidade., Design, consumption, society, contemporaneity.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-01140

Referências bibliográficas
  • [1] O AMORIM, Patrícia. Design, produção e consumo: uma exploração no contemporâneo. In: DISEÑO EN PALERMO. ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE DISEÑO. 2007. Anais. Buenos Aires, Universidad de Palermo, 2007. ISSN: 1850-2032. BONSIEPE, Gui. Design: do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL, 1999.
  • [2] CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 201
  • [3] FUNDO de população das Nações Unidas - UNFPA Brasil. População. Disponível em Andlt;http://www.unfpa.org.br/novo/index.php/populacaoAndgt;. Acesso em: 24 fev. 2014.
  • [4] LÖBACH, Bernd. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. SãoPaulo: Edgar Blücher. 2001
  • [5] MARGOLIN, Victor; MARGOLIN, Sylvia. Um “Modelo Social de Design”: questões de prática e pesquisa. Revista Design em Foco, Salvador, v.1, n.1, p. 43-48, julho/dezembro. 2004.
  • [6] MILLER, Daniel. Consumption and Its Consequences. London: Polity Press, 2012.
  • [7] ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU. Perspectivas da População Mundial. 2013. Disponível em: Andlt;http://www.unfpa.org.br/Arquivos/SP-SWOP2013.pdfAndgt;. Acesso em: 23 fev. 2014.
  • [8] PAPANEK, Victor. Design for the real world: human ecology and social change. New York: Pantheon Book, 1971.
  • [9] STOLARSKI, André. Os complexos desafios do designer contemporâneo. In: RESENHAS ONLINE. Disponível em: Andlt;http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/11.124/4277Andgt;. Acesso em: 23 fev. 2014.
Como citar:

Ferreira, Erika Simona dos Santos; Araújo, Kátia Medeiros de; "UMA ABORDAGEM DO DESIGN NO REAL E COMPLEXO MUNDO DO CONSUMO", p. 423-431 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-01140

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações