Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

TRATAMENTO DE UM EFLUENTE DA INDÚSTRIA DO COCO EM UNIDADE PILOTO DE FLOTAÇÃO POR AR DISSOLVIDO (FAD)

SOLETTI, JOÃO INÁCIO ; CARVALHO, SANDRA HELENA VIEIRA DE ; NETO, ARRARIFE D. SOUZA ;

Artigo Completo:

Este trabalho propõe estudar a aplicação de técnicas de sistemas de separação, mais especificamente a flotação por ar dissolvido, aplicadas ao tratamento de efluentes líquidos com contaminação de óleo e/ou sólidos em suspensão de uma indústria local de processamento de coco. A flotação por ar dissolvido é um processo consagrado em nível mundial para o tratamento de água e de efluentes industriais. A flotação é um processo pelo qual há remoção de partículas, líquidas ou sólidas, de uma fase líquida, por meio da introdução de bolhas de gás, as quais aderem à superfície dessas partículas formando aglomerados de densidade menor que a água, que ascendem à superfície, de onde serão removidas. Nesse presente trabalho foram estudados 3 tipos de coagulantes, sulfato de alumínio, sulfato de ferro e policroleto de alumínio (PAC), e um polímero aniônico. Foi observado que o poli cloreto de alumínio se destacou entre os 3 coagulantes, apresentando desempenho superior aos outros dois utilizados, tanto em relação à clarificação do efluente quanto ao tempo de resposta após sua adição. Com a flotação por ar dissolvido foi possível reduzir o TOG em até 87,4% e a DQO até 81,8%.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/ENEMP2015-PS-746

Referências bibliográficas
  • [1] CALLADO, N. H.; PAULA, D.R. Gerenciamento de resíduos de uma indústria de processamento de coco. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 20; 2009. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2009. 10p.
  • [2] CONAMA 430/11, 2011, Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente, CONAMA Nº 430.
  • [3] COUTINHO,W. .Docentes UFMG: emprego da flotação a ar dissolvido no tratamento de cursos d’água, 2007. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos)-Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2007.
  • [4] LIMA,V.L.G ; FAGUNDES , K.,M.R; VEIT, M.T; SILVA, E.A; BARBIERO, T.A; BERGAMASCO, R.. Avaliação da eficiência de diferentes agentes coagulantes na remoção de cor e turbidez em efluente de galvanoplastia, Eclet. Quím. vol.35 no.4 São Paulo 2010.
  • [5] OLIVEIRA JUNIOR, A. M.; JESUS NASCIMENTO, A. G. ; SILVA SANTOS, T. C.; ANDRADE, S. F. ;SANTOS, E. J. ; MARQUES, J. J. Uso de reator air-lift em batelada para tratamento de efluentes de uma indústria de beneficiamento de coco. Exacta.vol 9. Num 2. São Paulo. 2011.
  • [6] SOLETTI, J. I ;SILVA, D. I. S. ; SILVA, S. R.; TONHOLO, J; ZANTA C. L. P. Tratamento de efluente da indústria de laticínios através de flotadores e processos eletroquímicos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 16, Santos, São Paulo. Anais... 200 6p.
  • [7] SILVA, Sandra Rodrigues. Tratamento de efluentes de indústria de beneficiamento de coco. 2009. 92 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química). Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas.
Como citar:

SOLETTI, JOÃO INÁCIO; CARVALHO, SANDRA HELENA VIEIRA DE; NETO, ARRARIFE D. SOUZA; "TRATAMENTO DE UM EFLUENTE DA INDÚSTRIA DO COCO EM UNIDADE PILOTO DE FLOTAÇÃO POR AR DISSOLVIDO (FAD)", p. 1311-1317 . In: In Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados - ENEMP 2015 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2015. . São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/ENEMP2015-PS-746

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações