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TESTE DE JOGABILIDADE E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIGITAL SOBRE SINTOMAS DO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL E PROCEDIMENTOS DE EMERGÊNCIA

Rosa, José Guilherme Santa ; Limeira, Carlos Dias ; Santos, João Bosco de M. ; Filgueira, Mário Sérgio G. ; Kulpa, Cínthia ; Pinho, André Luís Santos de ; Júnior, Antônio Pereira ;

Artigo:

O trabalho apresenta os testes de jogabilidade realizados com um jogo digital destinado ao esclarecimento e conscientização de pré-­‐ adolescentes sobre os principais sintomas do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e procedimentos de emergência que devem ser adotados ao se depararem com o quadro. O citado jogo foi testado pelos estudantes de uma escola pública no município de Natal, Rio Grande do Norte e de uma escola pública em Alvorada, no Rio Grande do Sul. As avaliações apresentaram as diferenças entre a percepção dos pré-­‐adolescentes e a eficiência na memorização do número do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do jogo digital desenvolvido e de uma animação divulgada pelo Ministério da Saúde além da diferença percebida nos resultados obtidos dos testes realizados com estudantes das duas cidades. Concluiu-­‐se que, tanto o jogo digital quanto a animação apresentaram o mesmo nível de eficiência no que diz respeito à retenção/memorização do número da SAMU e dos principais sintomas do AVC, contudo, de modo geral, os pré-­‐ adolescentes manifestaram predileção pelo jogo, em virtude, principalmente, pelo nível de interatividade.

Artigo:

The paper presents the tests performed gameplay with a digital game aimed at clarifying and awareness of pre-­‐teens about the main symptoms of Stroke and emergency procedures to be adopted when faced with scenario. The aforementioned game was tested and evaluated in students from a public school in Natal, Rio Grande do Norte and a public school in Alvorada, Rio Grande do Sul. The results presented differences between the perceptions of pre-­‐teens and efficiency in memorizing the number of medical emergency of digital game developed and an animation released by the Ministry of Health besides the perceived in the results of tests conducted with students from two towns difference. It was concluded that both the game and digital animation exhibited the same level of efficiency in regard to the retention/storage of the emergency number and the main symptoms of stroke, but, in general, pre-­‐teens expressed preference for game, due mainly by the level of interactivity.

Palavras-chave: Design, Jogos Digitais, Acidente Vascular Cerebral., Design, Digital Game, Stroke.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00742

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Como citar:

Rosa, José Guilherme Santa; Limeira, Carlos Dias; Santos, João Bosco de M.; Filgueira, Mário Sérgio G.; Kulpa, Cínthia; Pinho, André Luís Santos de; Júnior, Antônio Pereira; "TESTE DE JOGABILIDADE E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIGITAL SOBRE SINTOMAS DO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL E PROCEDIMENTOS DE EMERGÊNCIA", p. 1528-1539 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00742

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