Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Teatro Cientifico: O Lúdico para o Ensino e Aprendizagem de Química

Science Theater: For Teaching and Learning Chemistry

Oliveira, Lizandra Alves de ; Silva, Isadora Regina Galdino da ; Sousa, Lindeberg Ventura de ;

Completo:

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as experiências das atividades do grupo QuíMistura transmitidas através do teatro científico para alunos do ensino do médio da escola Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (CEIPEV) cuja primeira experiência de cena foi vivida no Congresso de Teatro Cientifico que foi o IX Ciência em Cena. Como discussões das peças o ensino da química de forma lúdica através da improvisação, criatividade e experimentos. O grupo de teatro QuíMistura, composto por alunos do ensino médio, utilizou da arte cênica para conceituar e discutir A Combustão. O grupo de teatro busca ensinar química por meio de peças teatrais baseada em obras literária. A companhia de teatro QuíMistura tem desenvolvido atividade interdisciplinar no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) nas escolas estaduais, e teve uma efetiva participação no IX Ciência em Cena, a qual será relatada neste trabalho.

Completo:

Teatro Científico; Ensino da Química; IX Ciência em Cena.

Palavras-chave: Teatro Científico; Ensino da Química; IX Ciência em Cena.,

Palavras-chave: Scientific Theater; Chemistry Teaching; IX Science on Stage;,

DOI: 10.5151/chenpro-5erq-eq33

Referências bibliográficas
  • [1] MENDES, D. O. Teatro Científico: a arte como divulgação da ciência
  • [2] Coreia, Coreia: um exercício de teatro científico. Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde, Museu da Vida/ Casa de Oswaldo Cruz/ Fundação Oswaldo Cruz, 34 p: 2010.
  • [3] SARAIVA, C. C. Teatro Cientifico e ensino da química. Faculdade de Ciências, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 172 p: 2007.
  • [4] MOUNTINHO, Sofia. Ciência em Cena. Disponível em: . Acesso em: 30 de setembro de 2015.
  • [5] MEDINA, M. N. Frankenstein: A Aproximação das ciências com alunos de ensino médio através do Teatro. Ensino de Ciências e Matemática, Colégio Pedro II / Departamento de Física/ UNED, Centro Federal de Ensino Tecnológico Celso Suckow da Fonseca – CEFET-RJ, 9 p: 2008.
  • [6] BATALHA, R. R. M.; FALCONIERI, A. G. F.; SANTOS, A. G. D.; DI SOUZA, L.; OLIVEIRA, T. L.; FROTA, R. O. Teatro científico: Uma ferramenta para despertar o interesse em aprender Química. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Departamento de Química, 6 p.
  • [7] MARQUES, V.S.B.; FALCONIERI, A.G.F.; OLIVEIRA, A.D.; LIMA, E.L.F. Teatro Cientifico: Uma Proposta Metodológica para o Ensino de Química, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Departamento de Química, 2014.
  • [8] MOTIM, F. S. B.; SOUZA, I. L. N. Proposta Didática sobre divulgação cientifica: Química por meio do Teatro. Química, Universidade Federal do Paraná, 11 p: 2012.
  • [9] CARMO, C. J.; SILVIA, M. V.; As técnicas teatrais em sala de aula. Disponível em: . Acesso em: 30 de setembro de 2015.
  • [10] SILVA, L. M.; BATALHA, R. R. M.; FALCONIERI, A. G. F.; DI SOUZA, L. FANATicos da Química: O teatro científico como ferramenta no ensino de química. Licenciatura em Química, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 21 p: 20
  • [11] COMBUSTAO, Disponível em: . Acesso em: 30 de setembro de 2015.
  • [12] LIRA, J. C. L. Combustão, Disponível em: . Acesso em: 30 de setembro de 2015.
Como citar:

Oliveira, Lizandra Alves de ; Silva, Isadora Regina Galdino da ; Sousa, Lindeberg Ventura de ; "Teatro Cientifico: O Lúdico para o Ensino e Aprendizagem de Química", p. 217-223 . In: Anais do V Encontro Regional de Química & IV Encontro Nacional de Química [=Blucher Chemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-4043, DOI 10.5151/chenpro-5erq-eq33

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações