Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

SINTESE DE REDES DE TRATAMENTO DE EFLUENTES APLICADA A UM MODELO DE GERENCIAMENTO DE REÚSO DE ÁGUA

LION, P. C.; SANTOS, M. S.; FRANCISCO, F. S.; AUDEH, D. J. S. A.; MIRRE, R. C.; PESSOA, F. L. P.;

Artigo Completo:

A necessidade de se atuar em um cenário de baixa disponibilidade de água doce e de elevação de custos com tratamento de água e efluentes industriais incentiva a aplicação de técnicas sistemáticas para conservação e uso racional da água em processos. Um importante método é o Diagrama de Fontes de Efluentes (DFE), cuja proposta é gerar redes de tratamento final do tipo centralizada e distribuída, a fim de reduzir a vazão de efluente a ser tratado e, por conseguinte, os custos a ele relacionados. Este trabalho teve como objetivo aplicar o método DFE, e propor sua utilização no contexto de um modelo de gerenciamento do uso da água na indústria. Um estudo de caso foi realizado utilizando cenários de reúso obtidos a partir de um conjunto de dados representativos de uma refinaria de petróleo. Os resultados apontam a vantagem do tratamento distribuído em relação ao centralizado. Enquanto este último gerou cerca de 940 t/h de vazão tratada, o tratamento distribuído necessitou de somente 440 t/h do efluente, apresentando um custo em torno de metade daquele alcançado pela configuração centralizada. Neste caso, o método sugere a importância da síntese de sistemas de tratamento visando à redução do consumo de água, da geração e de impactos de efluentes sobre o corpo hídrico, destacando-se como um suporte ao processo de gerenciamento de recursos hídricos na indústria.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2015-471-34098-262067

Referências bibliográficas
  • [1] DELGADO, B.E.P.C. Síntese de sistemas de regeneração e tratamento final de efluentes. Tese (D.Sc. em TPQB), UFRJ, Rio de Janeiro, 2008.
  • [2] GOMES, J.F.S.; QUEIROZ, E.M.; PESSOA, F.L.P. Design procedure for water/wastewater minimization: single contaminant. Journal of Cleaner Production, v. 15, n. 5, p. 474-485, 2007.
  • [3] HUNGARO, L.M. Desenvolvimento de algoritmo para síntese de tratamento distribuído para efluentes líquidos. Dissertação (M.Sc. em EQ), UFRJ, Rio de Janeiro, 2005.
  • [4] MIRRE, R.C., Metodologia para o gerenciamento sustentável do reúso de águas e efluentes industriais por meio da Integração de Processos. Tese (D.Sc. em TPQB), UFRJ, Rio de Janeiro, 2012.
  • [5] MIRRE, R.C.; YOKOYAMA, L.; PESSOA, F.L.P. Reúso de efluentes industriais em refinarias de petróleo usando o método DFA para sistemas regenerativos. Revista Ambiente Andamp; Água, Taubaté, v. 6, n. 3, p. 127-151, 2011.
  • [6] PACHECO, L.C. Minimização do consumo de água e de geração de efluentes líquidos na indústria de petróleo. Dissertação (M.Sc. em TPQB), EQ/UFRJ, Rio de Janeiro, 2014.
Como citar:

LION, P. C.; SANTOS, M. S.; FRANCISCO, F. S.; AUDEH, D. J. S. A.; MIRRE, R. C.; PESSOA, F. L. P.; "SINTESE DE REDES DE TRATAMENTO DE EFLUENTES APLICADA A UM MODELO DE GERENCIAMENTO DE REÚSO DE ÁGUA", p. 66-71 . In: Anais do XI Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.3]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2015-471-34098-262067

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações