Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

RUMOS PARA O ENSINO DE SEGURANÇA DE PROCESSOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA NO BRASIL – UMA VISÃO PRELIMINAR

MOREIRA, L.C.; VAZ JUNIOR, C. A.;

Artigo Completo:

Segurança de processos é tópico fundamental durante o projeto ou operação de plantas industriais, fazendo parte da atuação profissional do engenheiro químico. Apesar da elevada preocupação com o gerenciamento de risco, o ensino de segurança nos cursos de graduação ainda não se encontra consolidado. O objetivo deste trabalho foi promover este debate. Foram discutidas soluções como: adoção de uma disciplina específica sobre segurança de processos e adoção de disciplina sobre higiene e segurança do trabalho. A adoção de uma visão integrada de segurança de processos em diferentes disciplinas ao longo do curso, ou seu tratamento durante o TCC, também são opções que precisam ser avaliadas. Observa-se que um número cada vez maior de IES incorpora conceitos de segurança no currículo de graduação em engenharia química. Independentemente da solução adotada, a incorporação dos conceitos de segurança pelas IES mostra um alinhamento do meio acadêmico com as demandas sociais, visando promover uma atuação mais responsável e correta por parte dos profissionais da área química.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2015-317-33912-260382

Referências bibliográficas
  • [1] CROWL, D.A., LOUVAR, J.F.; Chemical Process Safety, Fundamentals with Applications. 2ª ed. Editora Prentice Hall International, ISBN: 978-0-13-0181176-3, 2010.
  • [2] CSB; Case Study: Texas Tech University Laboratory Explosion. U.S. Chemical Safety and Hazard Investigation Board. Disponível em: http://www.csb.gov/assets/1/19/csb_study_ttu_.pdf , 2010.
  • [3] EQ; Escola de Química da UFRJ, Programa da Disciplina Segurança de Processos e Prevenção de Perdas. Disponível em: http://www.eq.ufrj.br/graduacao/programas/deq/eqe592.pdf , 2015a.
  • [4] EQ; Escola de Química da UFRJ, Programa da Disciplina Eletiva: Incêndios Industriais: Modelagem, Simulação, Prevenção e Combate. Disponível em: http://www.eq.ufrj.br/docentes/cavazjunior/prog20142i.pdf , 2015b.
  • [5] EQ; Escola de Química da UFRJ, Programa da Disciplina Eletiva: Fluidodinâmica Computacional. Disponível em: http://tpqb.eq.ufrj.br/ementas/fluidodinamica-computacional/ , 2015c.
  • [6] FUNDACENTRO; Seminário sobre Educação e Segurança Química. Disponível em: http://www.fundacentro.gov.br/cursos-e-eventos/detalhe-do-evento/2014/7/seminario-sobre-educacao-e-seguranca-quimica , 2015.
  • [7] MEC; Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior Resolução Cne/Ces 11, 11 de março de 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES112002.pdf, 2002.
  • [8] PUC-PR; Pontifícia Universidade Católica - Paraná, Grade Curricular do Curso de Engenharia Química. Disponível em: http://www.pucpr.br/graduacao/engquimica/estrutura.php5 , 2015.
  • [9] SAChE; Safety and Chemical Engineering Education Program. Disponível em: http://www.sache.org/ , 2015.
  • [10] UERJ; Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Ementa da Disciplina Projetos de Processos na Indústria Química II. Disponível em: http://www.ementario.uerj.br/ementas/9546.pdf , 2015.
  • [11] Universidade Santa Cecília; Grade Curricular do Curso de Engenharia Química. Disponível em: http://www.unisanta.br/Graduacao/Engenharia_Quimica , 2015.
  • [12] USP; Universidade de São Paulo, Programa das Disciplinas da Escola Politécnica, Curso de Engenharia Química: “PQI2502, Prevenção de Perdas”. Disponível em: https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=PQI2502Andamp;codcur=3091Andamp;codhab=110 , 2015.
Como citar:

MOREIRA, L.C.; VAZ JUNIOR, C. A.; "RUMOS PARA O ENSINO DE SEGURANÇA DE PROCESSOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA NO BRASIL – UMA VISÃO PRELIMINAR", p. 228-233 . In: Anais do XI Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.3]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2015-317-33912-260382

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações