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REVISITANDO AS HEURÍSTICAS DE AVALIAÇÃO DE NIELSEN PARA ANÁLISE DE USABILIDADE EM JOGOS DE TABULEIRO NÃO VIRTUAIS

Cruz, Allan Kássio Beckman Soares da; Soares Neto, Carlos de Salles;

Artigo:

As heurísticas de Nielsen foram originalmente propostas e desenvolvidas para avaliação de usabilidade em interfaces de sistemas computacionais. Este trabalho propõe uma análise e redesenho das heurísticas de Nielsen de forma a especializá-las para emprego na avaliação de jogos de tabuleiros não virtuais. As heurísticas foram redesenhadas a partir de levantamento bibliográfico, considerações e modelos gerados sobre as regras encontradas em cada jogo testado, além da análise heurística das interfaces existentes nesses jogos através de método de inspeção utilizando as heurísticas de Nielsen. O objetivo do trabalho visa através desse levantamento, gerar uma base onde seja possível expor a aplicabilidade de tais heurísticas especializadas em ambientes não computacionais e que elas possam ser aplicadas em jogos de tabuleiro distintos dos analisados inicialmente.

Artigo:

Palavras-chave: usabilidade, heurísticas de Nielsen, jogo de tabuleiro.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00551

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Como citar:

Cruz, Allan Kássio Beckman Soares da; Soares Neto, Carlos de Salles; "REVISITANDO AS HEURÍSTICAS DE AVALIAÇÃO DE NIELSEN PARA ANÁLISE DE USABILIDADE EM JOGOS DE TABULEIRO NÃO VIRTUAIS", p. 3661-3672 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00551

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