Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE SÍNTESE (RGS) DE ´DIRETRIZES PARA CRIAÇÃO DE CONTEÚDO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM ACESSÍVEIS

SYNTHESIS GRAPHICAL REPRESENTATION (SGR) OF ´GUIDELINES FOR CREATION OF ACCESSIBLE LEARNING OBJECT

MUNHOZ, Daniella Rosito Michelena; KUNTZ, Viviane; ULBRICHT, Vania Ribas;

Artigo:

O presente artigo apresenta os resultados do trabalho colaborativo desenvolvido pelo grupo de alunos da disciplina de Acessibilidade no Programa de Pós-graduação em Design da UFPR. Este trabalho consiste num exercício de aplicação do conceito da representação gráfica de síntese (RGS) nas ´diretrizes para criação de objetos de aprendizagem acessíveis` da tese de Macedo (2010). O desenvolvimento, a testagem, a análise e a reformulação da RGS foi realizada com o propósito de facilitar o acesso e o uso das diretrizes por usuários desenvolvedores de objetos de aprendizagem OAs que visam atender os propósitos da acessibilidade.

Artigo:

This article presents the results of the collaborative work of the group of students of the discipline of accessibility at the Graduate Program in Design at UFPR. This work is an exercise in applying the concept of synthesis graphical representations (SGR) in ''guidelines for creation of accessible learning object` Macedo thesis (2010). The development, testing, analysis and reformulation of RGS was performed in order to facilitate access and use of guidelines for developers users of LOs learning objects designed to meet the purposes of accessibility.

Palavras-chave: Acessibilidade, Objetos de Aprendizagem, Representação Gráfica de Síntese., Accessibility, Learning Objects, Synthesis Graphical Representations.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/15ergodesign-112-U035

Referências bibliográficas
  • [1] DUBIELA, R. P. Proposta de utilização das diretrizes para utilização de objetos de aprendizagem em projetos de mobile learning games. 2014. Artigo submetido ao CONAHPA. Congresso Nacional de Ambientes hipermídia para aprendizagem. A ser realizada em São Luis MA de 17 a 20 de junho de 2015.
  • [2] FERREIRA, G.P.G. e HEEMANN, A. Compreensão de diretrizes da acessibilidade para criação de objetos de aprendizagem através de uma representação gráfica de síntese. 2014. Artigo submetido ao CONAHPA. Congresso Nacional de Ambientes hipermídia para aprendizagem. A ser realizada em São Luis MA de 17 a 20 de junho de 2015.
  • [3] MACEDO, C.M.S. Diretrizes para desenvolvimento de objetos de aprendizagem acessíveis. Tese de doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) 2010.
  • [4] PADOVANI, S. Representações gráficas de sínteses: artefatos cognitivos. Rio de Janeiro: Educação Gráfica, Ano 2012. V.16, n.02. p.123-142. ISSN 2179-737
  • [5] ROMANUS, J.S., HEEMANN, A. e ULBRICHT, V.R. Representação gráfica de síntese (RGS) de diretrizes de acessibilidade para objetos de aprendizagem na web. 2014. Artigo submetido ao CONAHPA. Congresso Nacional de Ambientes hipermídia para aprendizagem. A ser realizada em São Luis MA de 17 a 20 de junho de 201
  • [6] STORY, M., MUELLER, J., MACE, R. (1998) THE UNIVERSAL DESIGN FILE Designing for People of All Ages and Abilities. NC State University: Published by The Center for Universal Design [http://www.ncsu.edu/ncsu/design/cud/pubs_p/pudfiletoc.htm] 1998.
  • [7] TRUMBO, J. Visual literacy and science communication, Science communication, 20, 1999. p.409-425.
  • [8] WILEY, D. Learning objects and instrucional design theory. 2000.
Como citar:

MUNHOZ, Daniella Rosito Michelena; KUNTZ, Viviane; ULBRICHT, Vania Ribas; "REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE SÍNTESE (RGS) DE ´DIRETRIZES PARA CRIAÇÃO DE CONTEÚDO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM ACESSÍVEIS", p. 1302-1315 . In: Anais do 15º Ergodesign & Usihc [=Blucher Design Proceedings, vol. 2, num. 1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/15ergodesign-112-U035

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações