Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

REMOÇÃO DO CORANTE AZUL DE METILENO NO TRATAMENTO DE EFLUENTES POR ADSORÇÃO EM BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR.

JORGE, ISABELLA RIBEIRO ; TAVARES, FERNANDA PERES ; SANTOS, KÁSSIA GRACIELA DOS ;

Artigo Completo:

As indústrias têxteis estão crescendo cada vez mais, hoje em dia, cerca de 10.000 tipos diferentes de corantes e pigmentos são utilizados industrialmente e a estimativa de corantes descartados junto aos despejos dos efluentes chega a 1,0x106 kg/ano. A remoção da cor pela adsorção é uma tecnologia relativamente nova e tem demonstrado bastante eficiência, visto que é uma tecnologia barata e de simples operação. No entanto, devido ao elevado custo dos adsorventes comerciais, materiais alternativos que unam uma boa capacidade de adsorção com um baixo custo, estão sendo estudados. O bagaço de cana de açúcar se encontra de maneira abundante como o maior resíduo da indústria sucroalcooleira do país, esse fator juntamente com suas características estruturais, o torna um material adsorvente em potencial. O presente trabalho estudou a capacidade do BC em adsorver o corante AM, através do levantamento de dados experimentais foram obtidas as isotermas de equilíbrio, para avaliar o desempenho do adsorvente, a cinética do processo determinando o tempo necessário para chegar ao equilíbrio, e a dinâmica de adsorção em uma coluna de leito fixo. O BC apresentou um elevado potencial para a adsorção do AM, seguindo o modelo de Sips a cinética de adsorção de pseudo-segunda ordem. As curvas de ruptura apresentaram ajustes satisfatórios a todos os modelos estudados, e o que mais se destacou foi o modelo de Yan.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Adsorção, Bagaço de Cana-de-Açúcar, Leito Fixo,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/ENEMP2015-LE-730

Referências bibliográficas
  • [1] CANTELI, A. M. D. Recuperação do Aroma de Café, Benzaldeído, em Coluna de Adsorção Utilizando Carvão Ativado. Tese (Mestrado em Engenharia de Alimentos) – Universidade Federal do Paraná, 2013.
  • [2] COLOMBO, A. Biossorção dos Íons Cádmio e Chumbo pela Casca de Soja. Tese (Mestrado em Engenharia Química) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2013.
  • [3] CONAMA. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res05/res35705.pdf. Acesso em: 17 mai. 2015.
  • [4] GUARATINI C.C. I. ; ZANONI M. V. B. Corantes têxteis. Química Nova, v. 23, p. 71-78, 2000.
  • [5] McCABE, W. L., SMITH, J. C., HARRIOT, P. Unit Operations of Chemical Enginnering. McGraw Hill Education, 7th ed., 2014.
  • [6] MAPA-Ministério da Agricultura. Disponível em:http://www.agricultura.gov.br/vegetal/culturas/cana-de-acucar. Acesso em: 20 fev. 2015.
  • [7] OLIVEIRA, S. P. Adsorção do Corante Azul de Metileno em Caulinita Natural e Intercalada com Acetato de Potássio Provenientes da Região de Bom Jardim de Goiás – GO. Tese (Mestrado em Geociências) – Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, 2012.
  • [8] SCHIMELL, D. Adsorção dos Corantes Reativos Azul 5g e Azul Turquesa QG em Carvão Ativado Comercial. Tese (Mestrado em Engenharia Química) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 200
  • [9] SILVA, A. T. Influência da Temperatura na Adsorção do Corante Azul de Metileno Utilizando Serragem de Pinus Elliottii como um Adsorvente Alternativo: Um Modelo para o Tratamento de Efluentes Têxteis. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
  • [10] SILVA, W. L. L.; OLIVEIRA, S. P. Modificação das Características de Adsorção do Bagaço de Cana para Remoção de Azul de Metileno de Soluções Aquosas. Scientia Plena, v.8, n. 9, 2012.
  • [11] ZHANG, W.; L. DONG, H. YAN, H. LI, Z. JIANG, X. KAN, H. YANG, A. LI, R. Cheng. "Removal of Methylene Blue From Aqueous Solutions by Straw Based Adsorbent in a Fixedbed Column". Chemical Enginnering Journal, v. 173, p 429-433, 20
Como citar:

JORGE, ISABELLA RIBEIRO; TAVARES, FERNANDA PERES; SANTOS, KÁSSIA GRACIELA DOS; "REMOÇÃO DO CORANTE AZUL DE METILENO NO TRATAMENTO DE EFLUENTES POR ADSORÇÃO EM BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR.", p. 491-500 . In: In Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados - ENEMP 2015 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2015. . São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/ENEMP2015-LE-730

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações