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RELEVÂNCIA DO MODELO DE EMBREAGEM NO DESEMPENHO LONGITUDINAL DO VEÍCULO

Eckert, Jony Javorski ; Santiciolli, Fabio Mazzariol ; Costa, Eduardo dos Santos ; Cardoso, Arthur Germano ; Dedini, Franco Giuseppe ;

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componentes denominados placa e volante, ligando o virabrequim do motor à caixa de redução. A interação entre placa e volante é controlada por meio do pedal de embreagem que, quando acionado, determina o distanciamento entre as partes, caracterizando o grau de acoplamento da embreagem. O acoplamento máximo ocorre quando o pedal é liberado. Nesta condição, uma mola pressiona a placa contra o volante. A maioria dos modelos de dinâmica veicular longitudinal descrita pela literatura, despreza a influência da embreagem, assumindo que não haverá efeito adicional. Por este motivo, o objetivo deste trabalho é a comparação entre a dinâmica veicular longitudinal modelada convencionalmente com uma segunda modelagem, considerando o equacionamento analítico de uma embreagem. Finalmente, torna-se possível quantificar a relevância do modelo de embreagem para a análise longitudinal dinâmica. As simulações são executadas pelo MATLAB/Simulink®, que interage com um modelo de bancada inercial multicorpos implementado em Adams®.

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DOI: 10.5151/engpro-simea-PAP6

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Como citar:

Eckert, Jony Javorski ; Santiciolli, Fabio Mazzariol; Costa, Eduardo dos Santos; Cardoso, Arthur Germano; Dedini, Franco Giuseppe; "RELEVÂNCIA DO MODELO DE EMBREAGEM NO DESEMPENHO LONGITUDINAL DO VEÍCULO", p. 41-59 . In: In Anais do XXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva — SIMEA 2013. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea-PAP6

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