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REDUÇÃO DA EMISSÃO EVAPORATIVA DO VEÍCULO EM MOVIMENTO E NO REABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL

Szwarc, Alfred; Farah, Elcio Luiz; Branco, Gabriel Murgel; Branco, Fábio Cardinale;

Artigo Completo:

A formação de ozônio na atmosfera decorre de reações fotoquímicas entre as emissões de compostos orgânicos voláteis – COV e óxidos de nitrogênio, sendo predominantemente determinada pela concentração de COV na Região Metropolitana de São Paulo. O PROCONVE – Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores vem buscando restringir estas emissões ao nível do estado da arte no Brasil, entretanto a emissão evaporativa de combustível ainda carece de maior atenção e existem soluções simples, de baixo custo e de grande eficácia que podem ser aplicadas aos veículos brasileiros. As fontes principais de emissão evaporativa são devidas ao aquecimento do combustível por 1) exposição ao sol com o veículo estacionado; 2) após o desligamento do motor; 3) durante o seu movimento; 4) por permeação em materiais poliméricos e 5) durante o abastecimento. Dessas fontes, apenas as duas primeiras são objeto de controle pelo PROCONVE, restando as demais sem restrição, com valores aproximadamente dez vezes maiores que a emissão de VOC pelo escapamento. Além disso, emissão idêntica à de reabastecimento ocorre nas instalações de transferência e armazenagem de combustível, portanto distante do veículo, que também deve ser objeto de um programa específico de controle.

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DOI: 10.5151/engpro-simea2014-105

Referências bibliográficas
Como citar:

Szwarc, Alfred; Farah, Elcio Luiz; Branco, Gabriel Murgel; Branco, Fábio Cardinale; "REDUÇÃO DA EMISSÃO EVAPORATIVA DO VEÍCULO EM MOVIMENTO E NO REABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL", p. 835-849 . In: In Anais do XXII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2014-105

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