Setembro 2014 vol. 1 num. 2 - V Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Reciclagem de polímeros para aplicação em telecomunicações

Leite, S. T. ; Prado, A. R. ; Ribeiro, M. R. ; Pontes, M. J. ; Machado, L. C. ; Borges, A. S. ; Sena, G. L. ;

Artigo Completo :

A facilidade com a qual se adquirem equipamentos eletrônicos atualmente e a velocidade com que as tecnologias avançam acarretam em enorme quantidade de descarte desses materiais. Quando estes não são destinados aos locais corretos, causam danos à natureza. Reciclar é uma das melhores maneiras de minimizar os danos causados e, sendo assim, este trabalho explora a reciclagem de um polímero contido em telas de notebooks de forma a utilizá-lo com finalidades tecnológicas. A aplicação proposta é a fabricação de fibras óticas poliméricas para utilização em sistemas de telecomunicações e sensoriamento. Com o objetivo de validar a qualidade do material produzido e avaliar a viabilidade de sua utilização, realizou-se a caracterização por espectrometria de Infravermelho, Visível e Análise Térmica (TGA).

Artigo Completo :

Palavras-chave: Reciclagem, Fibra Óptica Plástica e PMMA,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/phypro-ecfa-038

Referências bibliográficas
  • [1] FERREIRA, Juliana Martins de Bessa; FERREIRA, Antônio Claudio. A sociedade da informação e o desafio da sucata eletrônica. Revista de ciências exatas e tecnologia. São Paulo, v. 3, p. 157–170. 08 dez. 2008.
  • [2] Chung, S.S.;Zhang, C. Waste Management. 31, 2638, 2011.
  • [3] Zubia, J.; Arrue, J. OpticalFiber Technology. 7, 101, 2001.
Como citar:

Leite, S. T.; Prado, A. R.; Ribeiro, M. R.; Pontes, M. J.; Machado, L. C.; Borges, A. S.; Sena, G. L.; "Reciclagem de polímeros para aplicação em telecomunicações", p. 81-82 . In: Anais do V Encontro Científico de Física Aplicada [= Blucher Physics Proceedings, n.1, v.1]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/phypro-ecfa-038

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações