Resumo - Open Access.

Idioma principal

Práticas de Ensino na Comunidade Fundamentadas na Aprendizagem Baseada em Problemassob a Óptica de uma Monitora

Almeida, Thaynara Fontes; Araujo, Jamilly Santos; Fontes, Mírzia Lisboa; Andrade, Maisa Alves; Pinheiro, Frederico Leão;

Resumo:

Introdução: a formação de profissionais da saúde requer um ensino de qualidade, que lhe confira competência na realização de atividades assistenciais, gerenciais, de ensino e pesquisa. Pensando nisto, uma universidade do interior de Sergipe adotou a filosofia pedagógica da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). a ABP é uma metodologia centrada nos alunos onde estes são sujeitos ativos no processo de aprendizagem. Este estudo é um relato de experiência de uma aluna de enfermagem, monitorada subunidade: Práticas de Ensino na Comunidade – PEC – do I Ciclo. o foco desta foi ofertar ao aluno uma nova maneira de ensinar e aprender com o trabalho em equipe multiprofissional que trabalha de forma interdisciplinar e com humanização. para isso, alunos dos cursos de enfermagem, medicina, terapia ocupacional, farmácia, fisioterapia, odontologia e fonoaudiologia cursam o I Ciclo de todas as disciplinas, juntos. Objetivo: Descrever a experiência e o conhecimento adquirido com a monitoria na PEC I. Metodologia: Baseada no arco de Marguerez, os estudos foram iniciados com passeio ambiental, discussão de temas entre instrutor, alunos e monitora como Atenção Primária e Promoção da Saúde, Fundamentos da Atenção Básica à Saúde, Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde, Norma Operacional da Assistência à Saúde, Histórias da Política de Saúde no Brasil, Planilhas para Planejamento e Programação Local, Leis 8.080 e 8.142, Cidadania, Participação Popular, Determinantes de Saúde e Pacto pela Saúde. Partindo das atividades realizadas e descritas anteriormente, planejamos e executamos ações na comunidade. Resultados: Percebeu-se a importância do trabalho em equipe baseado nos conhecimentos previamente discutidos, os quais proporcionaram uma atuação realista e humanizada na comunidade. Conclusões: É imprescindível a utilização da ABP na formação de profissionais críticos, que trabalhem em equipe multiprofissional e de forma interdisciplinar, conhecedores do Sistema Único de Saúde e humanizados, principalmente quando comparados com aqueles formados no método tradicional, para que o SUS desenvolva-se de forma ideal e consequentemente a população receba uma assistência humanizada e realista.

Resumo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/medpro-cihhs-10720

Referências bibliográficas
Como citar:

Almeida, Thaynara Fontes; Araujo, Jamilly Santos; Fontes, Mírzia Lisboa; Andrade, Maisa Alves; Pinheiro, Frederico Leão; "Práticas de Ensino na Comunidade Fundamentadas na Aprendizagem Baseada em Problemassob a Óptica de uma Monitora", p. 307 . In: Anais do Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde [= Blucher Medical Proceedings, vol.1, num.2]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/medpro-cihhs-10720

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações