Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

PROPOSTA DE DESIGN PARA O MODELO DE NEGÓCIO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL DE SERVIÇO

Silva, Alan Felismino da ; Oliveira, André Ribeiro de ; Meirelles, Victor Hugo de Azevedo ;

Artigo Completo:

O presente artigo aborda um caso real de design de um negócio baseado em uma plataforma tecnológica alavancadora de serviços digitais, desenvolvida por uma startup, incubada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro . Através de uma síntese de conceitos e componentes presentes na literatura , foi organizado um quadro conceitual que busca atender os requisitos de modelos de negócios digitais. Tendo como base a síntese de modelos proposta por Orofino (2011), os elementos de cada modelo foram relacionados e organizados , servindo como arcabouço conceitual para o design do negócio baseado na plataforma de serviços digitais. Conclui-se ao final do estudo que tanto a síntese de conceitos de modelo de negócios digitais construída quanto o design do negócio da plataforma da startup atingem, respectivamente, o objetivo de encontrar novos elementos explorando os artifícios de diferenciação para um serviço digital e planejando uma estratégia aderente à realidade da organização.

Artigo Completo:

Palavras-chave: modelos de negócio; design de negócios; plataformas digitais; serviços digitais.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0453

Referências bibliográficas
  • [1] ALT, Rainer & ZIMMERMANN, H ans-Dieter. Introduction to Special Section – Business Models. Eletronic Markets: N. Vol. 1 University of St. Gallen.200
  • [2] AMIT, Raphael. ZOTT, Christoph. Creating Value Through Business Model Innovation. MIT Sloan Management Review. Estados Unidos. 201
  • [3] AMIT, Raphael ZOTT, C hristoph. Value Creation in E-Business. Strategic Management Journal. John Wiley & Sons. 2001.
  • [4] BERRY, Tim. Hurdle The Book on Business Planning. 6 ed. Califórnia: Palo Alto Software, 2006.
  • [5] CHESBOROUGH, Henry & ROSENBLOOM, R ichard. The Role of the Business Model in Capturing Value from Innovation: Evidence from Xerox Corporation’s Technology Spin-Off Companies. Industrial and Corporate Change. Vol 11. N° 3. 1998.
  • [6] DOLABELA, Fernando. O segredo de Luisa. Uma ideia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. São Paulo: Cultura, 1999.
  • [7] OROFINO, Maria Augusta Técnicas de Criação do Conhecimento no Desenvolvimento de Modelos de Negócio. Dissertação de Mestrado.Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2011.
  • [8] OSTERWALDER, Alexander & PIGNEUR, Y ves. Business Model Generation Inovação em Modelo de Negócios. Rio de Janeiro. Editora Alta Books. 2013.
  • [9] OSTERWALDER, Alexander. The Business Model Ontology. HEC – l’Université de Lausanne. 2004.
  • [10] PATELI, Adamantia. & GIAGLIS, George. A research framework for Analysing eBusiness Models. European Journal of Information Systems. Palgrave Macmillan. 2004
  • [11] PLÉ, Loic et. al . Customer Integrated Business Model: A theoretical framework. Université de Genéve. Management. Vol 13. 2010.
  • [12] RAYPORT, Jeffrey & JAWORSKI, B ernard. E-Commerce.1ª Edição. Editora Mc Graw Hill. 2000.
  • [13] SANGUJA, Jose. A importância do plano de negócios para criação e continuidade de micro e pequenas empresas. 2014, 61 págs. TCC – UNESC.
  • [14] TAVLAKI. Euripidis. & LOUKIS, Elena. Business Model: a prerequisite for success in the network Economy. Slovenia. University of Aegan. 2005
  • [15] TEECE, David. Business Models, Business Strategy and Innovation. Longe Range Planning. Elsevier. 2010.
  • [16] ZOTT, Christoph et. al . The Business Model: Theoretical Roots, Recent Developments and Future Research. IESE Business School. University Of Navarra. 2010.
Como citar:

Silva, Alan Felismino da; Oliveira, André Ribeiro de; Meirelles, Victor Hugo de Azevedo; "PROPOSTA DE DESIGN PARA O MODELO DE NEGÓCIO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL DE SERVIÇO", p. 5293-5304 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0453

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações