Novembro 2015 vol. 1 num. 2 - V SIMPÓSIO DE BIOQUÍMICA E BIOTECNOLOGIA

Resumo - Open Access.

Idioma principal

Proliferação De Células Fibroblásticas Submetidas A Terapia A Laser De Baixa Potência De 904 nm

Martignago, Cintia Cristina Santi ; Oliveira, Deise Aparecida de Almeira Pires ; Oliveira, Rodrigo Franco de ; Oliveira, Priscila Danieli ; Soares, Cristina Pacheco ; Szezerbaty, Stheace Kelly Fernandes ; Poli-Frederico, Regina Célia ;

Resumo:

As terapias que possuam o potencial de estimular o metabolismo e a proliferação celular podem acelerar o processo de cicatrização, com este intuito, a terapia laser de baixa potência (TLBP) é utilizada frequentemente nas clínicas de reabilitação por exercer importantes efeitos nos processos iniciais da cicatrização. O objetivo deste estudo foi avaliar a proliferação celular das células fibroblásticas de camundongos (L929) após a irradiação com o laser de baixa potência (904 nm) usando as doses de 2 e 3 J/cm2. As células fibroblásticas foram irradiadas com laser de baixa potencia de Arseneto de Gálio (904nm) a cada 24 hs totalizando três aplicações e foram divididas em 3 grupos: G1- Grupo controle, G2- irradiado a 2 J/cm2 e G3- irradiado a 3 J/cm2. A análise da proliferação celular foi realizada em triplicada pelo método de MTT (brometo de [3-(4,5-dimetiltiazol)-2,5-difeniltetrazólio]). Foi observado que a dose de 3 J/cm2 promoveu um aumento estatisticamente significante na proliferação celular 24 h após a primeira irradiação (p=0,026) em comparação ao grupo não irradiado. Os resultados do presente estudo demonstram que a TLBP no comprimento de onda de 904nm apresentou efeitos biomoduladores estimulando a proliferação de células fibroblásticas de camundongos na dose de 3J/cm2.

Resumo:

Palavras-chave: Proliferação Celular, Reabilitação, Terapia laser de baixa potência,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/biochem-vsimbbtec-22131

Referências bibliográficas
Como citar:

Martignago, Cintia Cristina Santi; Oliveira, Deise Aparecida de Almeira Pires; Oliveira, Rodrigo Franco de; Oliveira, Priscila Danieli; Soares, Cristina Pacheco; Szezerbaty, Stheace Kelly Fernandes; Poli-Frederico, Regina Célia; "Proliferação De Células Fibroblásticas Submetidas A Terapia A Laser De Baixa Potência De 904 nm", p. 362 . In: In Anais do V Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia - VSIMBBTEC [=Blucher Biochemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-5043, DOI 10.5151/biochem-vsimbbtec-22131

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações