Fevereiro 2015 vol. 1 num. 2 - XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Artigo - Open Access.

Idioma principal

PRODUÇÃO DE UMA INTERFACE GRÁFICA (SOFTWARE ACADÊMICO) PARA SIMULAÇÃO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO

BEZERRA, F. L. ; SODRÉ, C. H. ; MORAIS JR, A. ;

Artigo:

O conceito de simulação teórica para engenharia química está associado ao modelo matemático de determinado processo ou unidade, este modelo pode ser usado para gerar dados de um processo real utilizando equações matemáticas. A modelagem do processo deve ser iniciada na sua forma mais simples, aos poucos mudanças nas considerações iniciais vão sendo realizadas, de maneira que equações vão sendo adicionadas ou apenas modificadas no intuito de quando o modelo é simulado, os resultados produzidos tornam-se o mais próximo possível do processo real. Quando este estágio é alcançado, o modelo poderá ser utilizado para avaliar o comportamento do processo em diversas situações quando este é submetido a vários tipos de perturbações em diferentes variáveis. Com isso é possível ter: melhor entendimento do comportamento do processo; treinamento de operadores; estudo de otimização de processos; estudo do controle de processos, entre outros. Este tipo de análise não seria possível ser realizada no campo, devido à limitação das condições do processo. Neste sentido, partindo de um modelo computacional de uma coluna de destilação já funcionando em FORTRAN, será realizada a produção de uma interface gráfica no MATLAB para promover uma maior integração do programa simulador e o usuário. Neste caso, o usuário poderá realizar modificações nas condições de operação da coluna e observar os resultados sem a necessidade de ter conhecimento da linguagem de

Artigo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeq2014-0875-22940-164234

Referências bibliográficas
  • [1] HANSELAMN, D; LITTLEFIELD, B. Matlab 6: Curso completo. Editor Pearson, 1ª edição. SMITH, C; CORRÍPIO, A. Princípios e prática do controle automático de processos. 3ª edição.
Como citar:

BEZERRA, F. L.; SODRÉ, C. H.; MORAIS JR, A.; "PRODUÇÃO DE UMA INTERFACE GRÁFICA (SOFTWARE ACADÊMICO) PARA SIMULAÇÃO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO", p. 11795-11802 . In: Anais do XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química - COBEQ 2014 [= Blucher Chemical Engineering Proceedings, v.1, n.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeq2014-0875-22940-164234

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações