Novembro 2015 vol. 1 num. 2 - V SIMPÓSIO DE BIOQUÍMICA E BIOTECNOLOGIA

Resumo - Open Access.

Idioma principal

Preparação de Carvão Ativado Impregnado com Nanopartículas de Óxido de Cobre Via Síntese Verde

Peternela, Josiane ; Mantovani, Daniel ; Nishi, Letícia ; Silva, Marcela Fernandes ; Vieira, Marcelo Fernandes ; Bergamasco, Rosângela ; Vieira, Angélica Marquetotti Salcedo ;

Resumo:

Nanopartículas de óxido de cobre possuem um significativo interesse devido a suas propriedades físicas e químicas. Um dos métodos de obtenção de nanopartículas é a síntese verde,baseado na síntese por redução química, que no entanto, utiliza componentes obtidos a partir de extratos de plantas, os quais servem como agentes redutores e/ou estabilizantes. Este trabalho tem o propósito de desenvolver uma metodologia verde de impregnação de nanopartículas de óxido de cobre em carvão ativado, utilizando extrato de folhas de romã, o qual age como agente redutor e estabilizante. Adicionou-se ao carvão ativado granular de coco de dendê, o extrato de folhas de romã com a concentração de 60 g/L e soluções de sulfato de cobre a 0,5%, 1% e 1,5%. Agitou-se em shaker por 36h/160 rpm. O material então foi seco em estufa a 50ºC. As amostras foram caracterizadas textural, estrutural e morfologicamente. Por meio da análise de microscopia eletrônica de varredura pode-se observar que a estrutura superficial do carvão ativado permaneceu porosa, apresentando partículas em sua superfície, já a microscopia eletrônica de transmissão mostrou uma matriz carbonácea acinzentada com partículas de coloração mais escura, características de partículas metálicas. O espectro de EDS detectou a presença do elemento cobre em todas as amostras produzidas, o que não ocorreu com a amostra do carvão puro, demonstrando que o extrato natural utilizado foi responsável pela impregnação do cobre na superfície do carvão ativado. Na difratometria de raios-x foram observados picos sobre a superfície amorfa do carvão em angulações características dos óxidos cúprico e cuproso, indicando que houve a redução do sulfato de cobre a óxidos de cobre. O método verde de obtenção de nanopartículas de óxido de cobre impregnadas sobre o carvão ativado utilizando extrato das folhas de romã foi eficiente, assegurando uma alternativa sustentável na obtenção de carvões impregnados.

Resumo:

Palavras-chave: Síntese verde, romã, nanopartículas, cobre,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/biochem-vsimbbtec-21810

Referências bibliográficas
Como citar:

Peternela, Josiane; Mantovani, Daniel; Nishi, Letícia; Silva, Marcela Fernandes; Vieira, Marcelo Fernandes; Bergamasco, Rosângela; Vieira, Angélica Marquetotti Salcedo; "Preparação de Carvão Ativado Impregnado com Nanopartículas de Óxido de Cobre Via Síntese Verde", p. 316 . In: In Anais do V Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia - VSIMBBTEC [=Blucher Biochemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-5043, DOI 10.5151/biochem-vsimbbtec-21810

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações