Resumo - Open Access.

Idioma principal

Perfil dos Idosos em um Projeto de Convivência e Lazer na Periferia de Fortaleza-Ce

Pamplona, Ysabely de Aguiar Pontes; Mendes, Raquel Silveira; Peixoto, Gabrielle da Silva; Viana, Paulo Átila da Silva; Martins, Lourdes Conceição;

Resumo:

Introdução: no Brasil, a expectativa de vida aumentou no último meio século, proporcionando uma explosão demográfica de idosos no país. Concomitantemente, houve um aumento na prevalência de doenças crônico-degenerativas, uma vez que o próprio processo do envelhecimento é fator de risco para morbidades. Objetivo: Descrever o perfil de idosos cadastrados em um projeto de convivência e lazer na periferia de Fortaleza/CE. Metodologia: Estudo descritivo, transversal e com abordagem quantitativa, que descreve o perfil epidemiológico e socioeconômico de idosos cadastrados em um projeto de convivência e lazer localizado no bairro Canindezinho na cidade de Fortaleza-CE-Brasil. Foram entrevistados 24 idosos de agosto a outubro de 2013, para isso utilizou-se de um instrumento modificado do padrão original Brazil Old Age Schedule – BOAS. Os dados encontrados foram processados e analisados mediante a utilização de estatística descritiva. Resultados e Discussão: Os resultados revelaram que 87,5% são do gênero feminino; 89% são aposentados; 83,3% possuem baixo poder aquisitivo; 58,3 têm baixo nível de escolaridade; 75% têm renda mensal entre um a dois salários mínimos; 79% tem uma percepção positiva da sua saúde geral; 91,7% apresentam algum tipo de doença e fazem uso de medicamento diariamente. Além disso, todos os entrevistados apresentaram alto grau de autonomia e independência. Conclusão: o conhecimento das características dos idosos é fundamental para o estabelecimento de políticas públicas de promoção à saúde, favorecendo o cuidado integral, individualizado e preventivo. Além disso, pode haver variações nas ações de enfrentamento, quando a população encontra-se em situação social distinta.

Resumo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/medpro-cihhs-10824

Referências bibliográficas
Como citar:

Pamplona, Ysabely de Aguiar Pontes; Mendes, Raquel Silveira; Peixoto, Gabrielle da Silva; Viana, Paulo Átila da Silva; Martins, Lourdes Conceição; "Perfil dos Idosos em um Projeto de Convivência e Lazer na Periferia de Fortaleza-Ce", p. 370 . In: Anais do Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde [= Blucher Medical Proceedings, vol.1, num.2]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/medpro-cihhs-10824

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações