Poster - Open Access.

Idioma principal

Owl Guardian: drone para deficientes visuais

Owl Guardian: drone for the visually impaired

Dias, Franciane Aline ; Rosa, Valéria Ilsa ;

Poster:

O principal objetivo deste projeto foi desenvolver um produto que garantisse uma melhoria na mobilidade da pessoa com deficiência visual no espaço urbano. Para que isso ocorresse, foi preciso abordar diferentes áreas conectadas ao problema, como o ambiente urbano e suas complexidades, somado as dificuldades enfrentadas pelos deficientes visuais para sua locomoção neste meio. Com isso, reconhecemos diversos obstáculos como, objetos mal posicionados, buracos e a falta de acessibilidade em geral, pois apesar da legislação existente exigir que o ambiente urbano ofereça alternativas de acessibilidade, a realidade destes é outra. A partir de análises de dados realizadas diretamente com o público e a realização de técnicas de criatividade, foi possível alcançar uma alternativa de projeto funcional. Assim a representação do projeto final resultou em uma solução capaz de identificar obstáculos expostos no ambiente urbano dispostos próximo ao usuário, notificando-o por meio de avisos sonoros e o instruindo a seguir de uma forma mais segura. O design foi uma ferramenta indispensável neste projeto, e tornou o produto adequado ao público e a proposta definida.

Poster:

Palavras-chave: Deficiente visual, locomoção, mobilidade, drone, Visually impaired, locomotion, mobility, drone,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-congic_6

Referências bibliográficas
  • [1] GIL, M.; 2000. Deficiência visual. Brasília: MEC. Secretaria de Educação a Distância. 80 p.
  • [2] IBGE; 201 Censo Demográfico 2010. Resultados gerais da amostra. Rio de Janeiro. 65 p.
  • [3] MARTÍN, M. B.; RAMÍREZ. F. R; 200 Deficiência visual: aspectos psicoevolutivos e educativos. In: BUENO MARTÌN. São Paulo: Santos. p. 27-4
  • [4] ICMBio, 2008. PLANO DE AÇÃO NACIONAL PARA A CONSERVAÇÃO DE AVES DE RAPINA. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Coordenação-Geral de Espécies Ameaçadas. – Brasília. 136 p.
Como citar:

Dias, Franciane Aline; Rosa, Valéria Ilsa; "Owl Guardian: drone para deficientes visuais", p. 1694-1701 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-congic_6

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações