Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

OTIMIZAÇÃO EXPERIMENTAL DO RECOBRIMENTO DE PARTÍCULAS DE UREIA EM LEITO DE JORRO

COSTA, TAMIRIS PACHECO DA ; ZORZI, BARBARA DE ; NORA, FABIOLA DALLA ; WESTPHALEN, GISELE ; ROSA, GABRIELA SILVEIRA DA ;

Artigo Completo:

O nitrogênio ocupa posição de destaque dentre os elementos essenciais ao desenvolvimento das espécies vegetais, fornecido geralmente através da aplicação da ureia. No entanto, o nitrogênio presente na ureia apresenta alta susceptibilidade à volatilização, que pode chegar a 80% em algumas condições. Para que haja a minimização destas perdas, o recobrimento da ureia é uma estratégia que vem sendo difundida atualmente. Este trabalho teve como objetivo estudar o processo de recobrimento em leito de jorro utilizando uma suspensão polimérica que proporcione uma liberação lenta do nitrogênio presente na ureia. Foi elaborado um planejamento experimental fatorial do tipo estrela, cujas variáveis estudadas foram: vazão da suspensão de recobrimento e temperatura de entrada do ar; e as respostas avaliadas foram a eficiência do recobrimento, o crescimento da partícula e a redução da volatilidade do nitrogênio presente na ureia. A estimativa das condições ótimas para as variáveis de resposta definidas no planejamento experimental foi realizada com base na técnica de otimização simultânea denominada função desejabilidade. As condições otimizadas foram 80,6°C de temperatura do ar de entrada e 16,2 mL/min de vazão da suspensão de recobrimento, que possibilitam obter uma eficiência igual a 48,1%, um crescimento de partícula de 4,4% e uma redução na volatilidade de 49,3%.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/ENEMP2015-LE-752

Referências bibliográficas
  • [1] ADEODATO, M. G. Análise da Fluidodinâmica de Leito de Jorro Durante o Recobrimento de Partículas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2003.
  • [2] AKHNAZAROVA, S.; KAFAROV, V. Experiment optimization in chemistry and chemical engineering. Moscow: Mir, 198
  • [3] BARROS NETO, B.; SCARMINIO, I. S.; BRUNS, R. E. Como fazer experimentos: pesquisa e desenvolvimento na ciência e na indústria. Editora da Unicamp. Campinas, 2001.
  • [4] BORSARI, F. Fertilizantes inteligentes: As novas tecnologias permitem o consumo dos nutrientespelas plantas de forma gradativa, lenta e controlada. Agro DBO, São Paulo, Nº 45, jun. 2013. Disponível em: Andlt;http://issuu.com/eriklm/docs/ed_agro_45_968a961f50d9b8/1?e=5757079/3086374Andgt;. Acesso em: 19 abr. 2015.
  • [5] CANTARELLA, H. Nitrogênio. In: NOVAIS, R. F. Fertilidade do solo. 2. ed. Sociedade Brasileira de Ciencia do Solo, Viçosa, 2007. p.375-470.
  • [6] DONIDA, M. W. Recobrimento Polimérico da Ureia em Leito de Jorro Bidimensional. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química), Universidade Estadual de Campinas, 2000.
  • [7] DUARTE, D. S. A. Perdas de amônia por volatilização em solo tratado com ureia, na presença de resíduos cultuais. Dissertação (Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas) - Universidade de São Paulo, Piracicaba, 200
  • [8] MATHUR, K.; EPSTEIN, N. Spouted Beds, 1 .ed. Academic Press Incorporated, New York, 1974.p. 304.
  • [9] REZENDE, F. A. Recobrimento de grânulos farmacêuticos em leito fluidizado. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2007.
  • [10] ROSA, G. S. Recobrimento de Ureia em Leito de Jorro para Minimizar as Perdas de Nitrogênio por Volatilização. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 20
  • [11] SILVA, O. S. Desenvolvimento do processo de recobrimento e secagem de microgrânulos em leito fluidizado. Tese (Doutorado em Engenharia Química) –Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003. f. 140.
  • [12] TUNALA, L. F. Desenvolvimento de equipamento para recobrimento de partículas em leito de jorro fluidizado. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2005.
  • [13] VITTI, G. C.; REIRINCHS, R. Formas tradicionais e alternativas de obtenção e utilização do nitrogênio e do enxofre: uma visão Holística. In: YAMADA, T.; STIPP, S. R.; VITTI, G. C. Nitrogênio e Enxofre: na agricultura brasileira.IPNI: Piracicaba, 2007. p. 109 – 157.
  • [14] VUOLO, M G. Utilização de fontes de Nitrogênio em Tanzânia (Panicum maximum Jacq.) no final da estação das águas. Dissertação (Mestrado em Agronomia) – Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2006.
Como citar:

COSTA, TAMIRIS PACHECO DA; ZORZI, BARBARA DE; NORA, FABIOLA DALLA; WESTPHALEN, GISELE; ROSA, GABRIELA SILVEIRA DA; "OTIMIZAÇÃO EXPERIMENTAL DO RECOBRIMENTO DE PARTÍCULAS DE UREIA EM LEITO DE JORRO", p. 511-520 . In: In Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados - ENEMP 2015 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2015. . São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/ENEMP2015-LE-752

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações