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O USO DE SONDAS CULTURAIS NO PROCESSO DE DESIGN DE PRODUTO: uma experiência com estudantes de graduação

Zacar, Cláudia Regina Hasegawa;

Artigo:

Este artigo tem por objetivo descrever o processo de desenvolvimento, aplicação e análise de sondas culturais por uma turma de graduação, como etapa do processo de design de produto. Em síntese, as sondas culturais se caracterizam como uma técnica exploratória para investigar fenômenos do cotidiano. Esta abordagem tem como base a autodocumentação, que é realizada pelos participantes a partir de objetos e tarefas projetados para este fim. Os resultados obtidos por meio dessa técnica podem auxiliar na busca por ideias e inspirações para projetos de design. O processo de desenvolvimento das sondas aqui descrito foi realizado em três etapas principais, adaptadas da metodologia proposta por Mattelmäki (2006): 1) sintonização; 2) projeto das sondas e; 3) interpretação e resultados. Posteriormente foram geradas alternativas e desenvolvidas soluções para os problemas identificados a partir da sondagem. Algumas dessas soluções são aqui apresentadas para ilustrar o processo realizado. Por fim, são elencados e discutidos os principais pontos positivos e negativos dessa experiência, considerando os resultados obtidos e a metodologia utilizada.

Artigo:

This paper aims to describe the process of development, implementation and analysis of cultural probes by a group of graduate students, considering probes as phase of the product design process. In summary, cultural probes are characterized as an exploratory technique for investigating everyday events. This approach is based on self- documentation, which is performed by participants through objects and tasks designed for this purpose. The results obtained with this technique can assist in the search for ideas and inspiration for design projects. The development process of the probes here described was performed in three main steps, adapted from the methodology proposed by Mattelmäki (2006): 1 ) tuning in; 2 ) designing the probes and ; 3 ) interpretation and results. Later on, alternatives were generated and solutions to the identified problems were developed. Some of these solutions are presented here to illustrate the process. Finally, the major positive and negative aspects of this experience, considering the results obtained and the methodology used, are listed and discussed.

Palavras-chave: design de produto, metodologia, sondas culturais., product design, methodology, cultural probes.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00966

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Como citar:

Zacar, Cláudia Regina Hasegawa; "O USO DE SONDAS CULTURAIS NO PROCESSO DE DESIGN DE PRODUTO: uma experiência com estudantes de graduação", p. 1395-1405 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00966

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