Artigo - Open Access.

Idioma principal

O USO DE MAPAS COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO NO TERRITÓRIO.

Machado, Tais Lagranha; Costa, Filipe Campelo Xavier da;

Artigo:

O presente trabalho se propõe a discutir e explorar os elementos dos processos de comunicação contidos em um mapa turístico. O artigo será desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema visando buscar insumos teóricos para a análise prática de um mapa de bairro da cidade de Porto Alegre. Por fim, como resultado, espera‐se entender o mapa como um meio de comunicação e interação com potencial para ser utilizado pelo Design Estratégico devido sua capacidade de criar novos significados agregando valor ao território, além de ressignificar a experiência urbana do usuário.

Artigo:

This paper aims to discuss and explore the elements of communication processes contained on a tourist map. Item will be developed from a literature review on the subject aimed theorists seek to practice analyzing a map of neighborhood in the city of Porto Alegre inputs. Finally, as a result, are expected to understand the map as a means of communication and interaction with the potential to be used by the Strategic Design because of their ability to create new meanings adding value to the territory, and reframe the urban user exp rience.

Palavras-chave: design estratégico, design para exper ência, mapas., strategic design, design experience, maps.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00986

Referências bibliográficas
  • [1] ZURLO, Francesco. Design Estratégico. Working Paper. 2010
  • [2] FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
  • [3] FRANZATO, C. Design as Speculation. Design Philosophy Papers (Online), v. 9, p. sp‐sp, 2011.
  • [4] REYES, P. ; BORBA, G. Design Estratégico Aplicado ao Território. In: 4º Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2007, Rio de Janeiro. Anais do 4º Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2007.
  • [5] KRIPPENDORFF, Klaus. The dialogical Reality of Meaning. In: The American Journal of Semiotics, Vol. 19, 1‐4 (2003), 17‐ 34. Disponível em: http:/ repository.upenn.edu/asc_papers/51.
  • [6] MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 2007.
  • [7] RODRIGUES, Adriano. A experiência, modernidade e campo dos media. 1999. Disponível em: http:www.bocc.uff.br/pag/Rodrigues‐adriano‐expcampmedia.pdf
  • [8] CoolCityMaps. Mapa do Bairro Cidade Baixa+Bom Fim e entorno. Disponível em:Andlt;http://coolcitymaps.files.wordpress.com Andgt;.Acesso em: 12 nov. 2012.
  • [9] DELEUZE, G. Andamp; GUATARRI, F. (1996). Mil Platôs: vol 1. São Paulo: Editora 34.
  • [10] PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. Pistas do Método da cartografia: Pesquisa‐intervenção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2012. 207p.
Como citar:

Machado, Tais Lagranha; Costa, Filipe Campelo Xavier da; "O USO DE MAPAS COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO NO TERRITÓRIO.", p. 3426-3438 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00986

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações