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O Lúdico na Química: a influência dos jogos químicos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino médio

The Ludic in Chemistry: the application of influence game chemicals in the process of teaching-learning of high school students

SILVA, Cinthya Raquel da Costa; JÚNIOR, Carlos Antônio Barros e Silva; SOUSA, Gean Carlos de; GOMES, Yassonarley Christianny de Paiva; FARIAS, Ana Maria Paiva de; GURGEL, Juliane Maria Marques;

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Diante das dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Química, devido à falta de motivação dos alunos, se torna necessário à utilização de uma metodologia que consiga atraí-los. O objetivo desse trabalho é avaliar a aplicação dos jogos químicos no processo de ensino-aprendizagem, e mostrar a influência dessa aplicação nos resultados (notas) dos alunos. É necessário se basear em dados já divulgados, por isso, se torna necessário à realização de uma pesquisa bibliográfica. Posteriormente, apresentou-se a ideia aos alunos das turmas do Ensino Médio, 1º A, 2º B e 3º A, da Escola Estadual do município de Icapuí-CE e deu-se a liberdade para que eles pudessem pensar em um modelo de jogo, que aplicasse os assuntos ministrados em sala. Após eles apresentarem a proposta dos jogos, ao professor, iniciou-se a confecção. Para avaliar o impacto da aplicação dos jogos nos resultados dos alunos, foi necessária a aplicação de duas avaliações – avaliação pré-jogo e avaliação pós-jogo. A aplicação dos jogos químicos se deu no decorrer das aulas semanais, em sala de aula. Os alunos se mostraram participativos, o que tornou a aula de Química menos cansativa e mais atraente, favorecendo a aprendizagem e compreensão. Em relação ao desempenho nas avaliações, os alunos, em sua maioria, obtiveram resultados insatisfatórios na avaliação pré-jogo. Já na avaliação pós-jogo, o cenário mudou, tendo a maioria com nota satisfatória. Portanto, entende-se que a utilização do lúdico na Química beneficia o processo de ensino-aprendizagem, e que essa nova metodologia, pode ser aplicada em outros componentes curriculares obrigatórios do Ensino Médio.

Completo:

Given the difficulties faced in the teaching of chemistry discipline process, due to lack of student motivation, it is necessary to use a methodology that can attract them. The aim of this study is to evaluate the application of chemical games in the teaching-learning process, and show the influence of this application the results (grades) students. It needs to be based on data already released, so it is necessary to perform a literature search. Subsequently presented the idea to the students of the high school classes, 1º A, 2º B and 3º A, the State School in city of Icapuí-CE and was given freedom so that they could think of a game model, to apply the subjects taught in the classroom. After they submit the proposal of the games, the teacher, she began cooking. To assess the impact of the application of the games on student outcomes, it was necessary to apply two assessments - pre-game and post-game assessment. The application of chemical games took place in the course of weekly lessons in the classroom. The students were participating, which made chemistry class less tiring and more attractive, promoting learning and understanding. Regarding the performance in the assessments, students, mostly poor results obtained in the pre-match assessment. In the post-match assessment, the scenario has changed, and most with satisfactory note. Therefore, it is understood that the use of playfulness in chemistry benefits the process of teaching and learning, and that this new methodology can be applied in other curriculum components required of high school.

Palavras-chave: Processo de ensino-aprendizagem; Motivação; Lúdico; Compreensão; Desempenho.,

Palavras-chave: Teaching-learning process; motivation; playful; Understanding; Performance.,

DOI: 10.5151/chenpro-5erq-eq14

Referências bibliográficas
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Como citar:

SILVA, Cinthya Raquel da Costa; JÚNIOR, Carlos Antônio Barros e Silva; SOUSA, Gean Carlos de; GOMES, Yassonarley Christianny de Paiva; FARIAS, Ana Maria Paiva de; GURGEL, Juliane Maria Marques; "O Lúdico na Química: a influência dos jogos químicos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino médio", p. 69-78 . In: Anais do V Encontro Regional de Química & IV Encontro Nacional de Química [=Blucher Chemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-4043, DOI 10.5151/chenpro-5erq-eq14

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