Artigo - Open Access.

Idioma principal

NOVAS MANEIRAS DE ENSINAR E APRENDER: O CASO DA DISCIPLINA PRÁTICA PROJETUAL EM DESIGN DE AMBIENTES

Barbosa, Paula Glória ; Maciel, Bárbara Lima ; Moreira, Samantha Cidaley de Oliveira ;

Artigo:

Este artigo visa a apresentar prática pedagógica vivenciada em 2012 na disciplina Prática Projetual-I do curso de Design de Ambientes da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Essa prática foi desenvolvida a partir da identificação, por parte dos professores, das mudanças no comportamento dos alunos, da diversidade de demandas na contemporaneidade e do comportamento do mercado de design, que exige postura proativa e conduta empreendedora. Com o objetivo de responder às expertises desejadas para o designer, a partir do conteúdo apresentado no Projeto Pedagógico da Escola de Design (2003) e nas reflexões de Rafael Cardoso (2012), a prática proposta buscou sensibilizar, conscientizar e capacitar os alunos para o desenvolvimento de soluções de design para ambientes diversos na cidade de Belo Horizonte. Para tanto, buscou-se

Artigo:

This article aims to present the pedagogical practice experienced on the discipline Prática Projetual-I of the Interior Design course at the Design School of the University of the State of Minas Gerais. This practice was developed based on the identification, on behalf of the teachers, of changes in students’ behavior, the diversity of the contemporary demands and the behavior of the design market, that requires a more proactive and entrepreneurial conduct. With the objective of answering the interior designer’s expertise from the content presented by the School of Education Program Design (2003) and the reflections presented by Rafael Cardoso (2012), the proposed activity tried to touch, to make the students aware of and able to develop solutions for various environments in Belo Horizonte. To this end, references about John Dewey’s (1979) reflective thought were searched for, and the idea of a pedagogy autonomy of Paulo Freire (2013). The action-research exercised in this article identified this practice as an important process for the students to understand their social role, as an exercise in design’s project methodology and as an opportunity to develop a systemic view. The highlighted process strengthen the sense of collective work among professors and the importance of the knowledge they produce, evidencing the necessity of periodic review of the educational practices as a premise for advances in teaching and learning design.

Palavras-chave: design de ambientes, prática pedagógica, pensamento reflexivo, pedagogia da autonomia, ensino-aprendizagem em design., Interior Design, pedagogical practice, reflective thought, pedagogy autonomy, teach-learn design.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-01066

Referências bibliográficas
  • [1] BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 2ª Ed. São Paulo: Editora Blücher, 2005.
  • [2] BÜRDEK, Bernhard E. História, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edgard Blücher. 2006.
  • [3] CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
  • [4] CYBIS, Walter; BETIOL, Adriana Holtz; FAUST, Richard. Ergonomia e usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicações. 2ª Ed. São Paulo: Novatec, 2010.
  • [5] DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas; CASTRO, Elza Vidal de. A relação pedagógica no processo escolar: sentidos e significados. In: TEIXEIRA, Adla Betsaida Martins. (Org.). Temas Atuais em Didática. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
  • [6] DEWEY, John. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo, uma reexposição. Tradução de Haydée Camargos Campos. 3ª Ed. São Paulo: Nacional, 1979.
  • [7] ESCOLA DE DESIGN da Universidade do Estado de Minas Gerais (ED/UEMG). Projeto Pedagógico: Curso de Design de Ambientes. Belo Horizonte, 2003.
  • [8] FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 46ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
  • [9] LÖBACH, Bernd. Design Industrial: bases para configuração dos produtos industriais. Tradução de Freddy Van Camp. São Paulo: Edgard Blucher, 2001.
  • [10] MACHADO, Nilson José. Sobre a ideia de competência. In.: PERRENOUD, Philippe et al.; As competências para ensinar no século XXI - formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: ARTMED, 2002.
  • [11] MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2006. MUNARI, Bruno. Das coisas nascem as coisas. 2ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
  • [12] THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1996.
  • [13] TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.
  • [14] UNESCO. Educação. Um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. Brasília, 2010. (Título original: Learning: the treasure within; report to UNESCO of the International Commission on Education for the Twenty•first Century (highlights). Paris: UNESCO, 1996).
Como citar:

Barbosa, Paula Glória; Maciel, Bárbara Lima; Moreira, Samantha Cidaley de Oliveira; "NOVAS MANEIRAS DE ENSINAR E APRENDER: O CASO DA DISCIPLINA PRÁTICA PROJETUAL EM DESIGN DE AMBIENTES", p. 1406-1417 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-01066

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações