Artigo - Open Access.

Idioma principal

METODOLOGIA CENTRADA NOS PROTÓTIPOS: UM CAMINHO PARA INCLUSÃO DE USUÁRIOS NO PROCESSO DE DESIGN

ALCOFORADO, Manoel Guedes ; PASCHOARELLI, Luis Carlos ; SILVA, José Carlos Plácido da ;

Artigo:

Diversos autores tem tratado sobre a complexidade da atividade projetual, apontando diversos fatores para a sua elevação, como: globalização, redução do ciclo de desenvolvimento e diversificação dos produtos, sustentabilidade, mudanças rápidas de comportamento dos usuários, novos materiais e tecnologias produtivas,... isso tem ampliado novamente as pesquisas sobre metodologia e estimulado o surgimento de novas tecnologias aplicadas ao desenvolvimento de projetos, como: digitalização 3D, tecnologias de prototipagem e manufatura rápida. Nesse contexto, após diversas pesquisas sobre metodologia e gestão do design, verificamos que o processo de design poderia se tornar mais interativo e eficiente se a atividade de prototipagem assumisse a função central do processo de design e se fossem usados os protótipos adequados a cada fase, estágio e propósito de design. Esses fatores poderiam melhorar o gerenciamento, a comunicação dentro da equipe e entre os demais atores do processo e ampliar a inserção e avaliação de requisitos dos usuários. Nesse sentido, este artigo apresentará os resultados da pesquisa de doutorado em design que propõe uma nova metodologia de projeto centrada no protótipo e os resultados obtidos após a realização de desafio projetual para experimentar e validação da referida metodologia.

Artigo:

Several authors have talked about the complexity of the design activity, pointing several factors to its elevation, such as: globalization, reduction of the development cycle and product diversification, sustainability, rapid changes in user behavior, new materials and production technologies, ... it has expanded the research in methodology and stimulated the emergence of new technologies applied to the development of projects such as: 3D scanning, rapid prototyping and rapid manufacturing technologies. In this context, after several research about methodology and design management, we find that the design process could become more interactive and efficient if the prototyping activity could assume the central role in the design process and if appropriate prototypes were used in each phase, stage and purpose of design. Those factors could improve the management, the communication inside the team and among other actors in the process and expand the insertion and evaluation of user requirements. Accordingly, this article will present the results of a doctoral research in design which proposes a new design methodology centered on the prototype and the results obtained after the completion of a projective challenge to experiment and validate that methodology.

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/15ergodesign-51-E143

Referências bibliográficas
  • [1] Alcoforado, Manoel Guedes. Comunicação intermediada por protótipos. Tese de Mestrado. UFPE, 2007.
  • [2] Arleth, Jens. Streamlining Your Company’s Development Process: Opportunities made available by introducing Stage-Gate. Denmark: Stage-Gate.EU, 2011. Disponível em: http://www.stage-gate.eu/articles Acessado em 14/05/2013.
  • [3] Asimov, Morris. Introduction to Design. Prentice-Hall, New Jersey, 1962
  • [4] Baxter, Mike. Projeto do produto: Guia Prático para o desenvolvimento de novos produtos. Tradução de Itiro Iida. São Paulo: Edgard Blucher,1998.
  • [5] Bonsiepe, Gui. Teoria y práctica del diseño industrial. Barcelona: Gustavo Gli, 1978.
  • [6] Buchenau, Marion; SURI, Jane Fulton. Experience Prototyping. Proceedings of the conference on Designing interactive systems: processes, practices, methods, and techniques. New York, p.424-433, 2000.
  • [7] Budde, R. Kautz, K; Kuhlenkamp, K; H.Zullighoven Prototyping: an approach to evolutionary system development. Berlin: Springer, 1992.
  • [8] Clark, K. B. Wheelwright, S. C. Managing New Product and Process Development. New York: The Free Press, 1993. 896p
  • [9] Cross, Nigel. Engineering Design Methods: Strategies for Product Design. 3 Ed. John Chichester: Wiley Andamp; Sons Ltd, 2005.
  • [10] Degraff, Jeff. Lawrence, Katherine A. Creativity at Work: Development right Practices to make innovation happen. San Francisco: Jossey-Bass, 2002.
  • [11] Gayle Curtis, Laurie Vertelney. Storyboards and Sketch Prototypes for Rapid Interface Visualization, CHI 1990 Tutorials.
  • [12] Greenberger, Saul. Prototyping for Design and Evaluation.CPSC. California, 1998.
  • [13] Hartmann, Bjorn. S. R. Klemmer et al. Reflective physical prototyping through integrated design, test, and analysis. In Proceedings of UIST 2006: ACM Symposium on User Interface Software and Technology. Montreux, Switzerland, 2006.
  • [14] Houde, Stephanie. Hill, Charles. What do Prototypes Prototype? Cupertino: Apple Computer, Inc, 2004.
  • [15] Jones, Matt. Marsden, Gary. Mobile Interaction design. Chinchester: John Wiley Andamp; Sons Ltd, 2006.
  • [16] Lobach, Bernd. Design Industrial: Bases para configuração dos produtos industriais. Tradução de Freddy Van Camp. São Paulo: Edgard Blucher, 2001.
  • [17] Moggridge, Bill. Designing Interactions. Mit Press, 2006.
  • [18] Moraes, Dijon de. Metaprojeto: o Design do Design. São Paulo: Edgard Blucher, 2010.
  • [19] Munari, Bruno. Das coisas nascem as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
  • [20] Newell, A. Simon, H.A. Human Problem Solving. Englewood Cliffs N.J: Prentice Hall, 1972.
  • [21] Norman, Donald A. The Psychology of Everyday Things. USA.: Basic Books, 1988.
  • [22] Preece, Jenny. Rogers, Yvonne and Sharp, Helen. Interaction Design: Beyond Human-computer Interaction. New Delphi: Wiley India, 2006.
  • [23] Purg, Stuart. Total Design. Addison-Wesley, New York, 1990
  • [24] Righetti, Xavier. Study of prototyping tools for user interface design. Tese de doutorado. Geneva: University of Geneva, 2005.
  • [25] Rozenfeld, Henrique et al. Gestão de Desenvolvimento de Produtos: uma referência para melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006.
  • [26] Snyder, Carolyn. Paper Prototyping: The fast and easy way to define user interfaces. San Francisco: Morgan Kaufmann Publishers, 2003.
  • [27] Ullman, David G. The Mechanical Design Process. 4th edition. New York: Mc Graw Hill, 2010.
  • [28] Ullman, D. G. The mechanical design process. 3a Edição. New York : McGraw-Hill,2003.
  • [29] Ullman, D. G, Wood, Stephen, Craig, David. The Importance of drawing in the mechanical design process. Computers Andamp; Graphics. v. 14, n.2, p.263-274, 1990.
  • [30] Verplank, Bill. Interaction Design Sketchbook. 15 July 2009. disponível em: http://hci.rwth-aachen.de/tiki-download_wiki_attachment.php?attId=797 acessado em 10/11/2013.
Como citar:

ALCOFORADO, Manoel Guedes; PASCHOARELLI, Luis Carlos; SILVA, José Carlos Plácido da; "METODOLOGIA CENTRADA NOS PROTÓTIPOS: UM CAMINHO PARA INCLUSÃO DE USUÁRIOS NO PROCESSO DE DESIGN", p. 878-893 . In: Anais do 15º Ergodesign & Usihc [=Blucher Design Proceedings, vol. 2, num. 1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/15ergodesign-51-E143

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações