Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Jogos lúdicos: uma ferramenta para a compreensão da química orgânica

Playful games: A Tool for Organic Chemistry Understanding

SILVA, Renata Joyce Diniz; SANTOS, José Carlos Oliveira;

Completo:

Este trabalho destina-se a utilizar os jogos lúdicos como ferramenta avaliativa na aprendizagem da Química Orgânica, numa turma de terceiro ano da Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos, situada no município de Cuité na Paraíba. Para realização dessa intervenção os bolsistas do subprojeto PIBID - Química da UFCG, trabalharam junto com o professor em sala de aula, as funções orgânicas oxigenadas: álcool, aldeído, ácido carboxílico, cetona e fenol. Foram confeccionados dois jogos lúdicos, o jogo da memória e o jogo do percurso. Com o objetivo de facilitar e promover uma aprendizagem significativa, os jogos lúdicos se enquadram dentro de uma proposta de ensino bastante requisitada.

Completo:

This work is intended to use the games as an evaluative tool playful learning of organic chemistry, a class of third year of the State School Venancio Orlando dos Santos, located in Cuité municipality in Paraíba. To carry out this intervention fellows subproject PIBID - Chemistry UFCG, they worked together with the teacher in the classroom, the oxygenated organic functions: alcohol, aldehyde, carboxylic acid, ketone and phenol. Two fun games were made, the memory game and the course of the game. In order to facilitate and promote meaningful learning, fun games fall within a fairly ordered educational proposal.

Palavras-chave: Jogos educativos; Química Orgânica; ensino; aprendizagem; metodologias inovadoras.,

Palavras-chave: Educational games; Organic chemistry; education; learning; innovative methodologies,

DOI: 10.5151/chenpro-5erq-org8

Referências bibliográficas
  • [1] CUNHA, M. B. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, v. 34, n. 2, maio 2012.
  • [2] GODOI, T. A. F.; OLIVEIRA, H. P. M.; GODOGNOTO, L. Tabela periódica – Um super trunfo para alunos do ensino fundamental e médio. Química Nova na Escola, vol. 32 nº1, p. 22-25, 2010.
  • [3] KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
  • [4] MELO,C. M. R. As atividades lúdicas são fundamentais para subsidiar ao processo de construção do conhecimento. Información Filosófica. V.2, nº1, p.128-133, 2005.
  • [5] SANTANA, E. M. A Influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. Universidade de São Paulo, Instituto de Física - Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, 2006.
  • [6] SANTOS, F. A. C.; MELO, F. M. A.; SANTOS, J. C. O. Explorando o Ensino de Química no Ensino Médio: Levantamentos do PIBID/Química Quanto à Motivação e Principais Dificuldades na Aprendizagem de Alunos do 1º ao 3º Ano. In: Anais do 54º Congresso Brasileiro de Química, Natal: ABQ, 2014.
  • [7] SANTOS, J. C. O. Dominó Químico: Uma Ferramenta Lúdica Para o Ensino-Aprendizagem em Química. In: Anais do 8º Simpósio Brasileiro de Educação Química, Natal – RN: 2010.
Como citar:

SILVA, Renata Joyce Diniz; SANTOS, José Carlos Oliveira; "Jogos lúdicos: uma ferramenta para a compreensão da química orgânica", p. 318-326 . In: Anais do V Encontro Regional de Química & IV Encontro Nacional de Química [=Blucher Chemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-4043, DOI 10.5151/chenpro-5erq-org8

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações