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INVESTIGAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO E DO PIBID PARA FORMAÇÃO DOCENTE DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA FACEDI/UECE

INVESTIGAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO E DO PIBID PARA FORMAÇÃO DOCENTE DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA FACEDI/UECE

PIRES, José Carlos Miranda; RODRIGUES, Amabia Firmino; FEITOSA, Edinilza Maria Anastácio; SOUSA, Julyane Moreira de; SANTOS, Luiz Eduardo Torres dos; ARAÚJO, Nicole Lopez da Silva;

Completo:

O PIBID se apresenta como uma ferramenta importante para a valorização e formação de novos professores, já que esse programa oportuniza aos alunos participantes, uma vivência do magistério desde o princípio do seu processo formativo, conhecendo e aprendendo novas metodologias de ensino, mediante observação dos docentes da escola, além de estar dia a dia em contato com os alunos. Por outro lado, os alunos do curso de Licenciatura em Química da Faculdade de educação de Itapipoca (FACEDI/UECE) experimentam no estágio supervisionado, outras oportunidades de exercitar a docência. No entanto, percebe-se que o estágio apresenta diversas limitações as quais, não são vistas no PIBID. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar a partir da reflexão de professores da escola básica, a importância deste programa(PIBID) para a formação docente, como tem sido trabalhado o estágio supervisionado obrigatório na escola e que propostas poderiam ser sugeridas para melhorar o estágio à partir destas reflexões. Nesta pesquisa do tipo descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, usou-se para a coleta de dados, entrevistas aos professores do ensino básico dividindo estes últimos em dois grupos: aqueles que vivenciaram o estágio e o subprojeto e aqueles que tiveram apenas o estágio supervisionado como prática docente. Através dos dados analisados verificou-se que na concepção dos professores, o PIBID é importante na formação docente e que o estágio poderia ser muito melhor trabalhado, se bem planejado, principalmente quanto às atividades a serem realizadas na escola, com um acompanhamento mais próximo do professor regente e do professor da instituição formadora

Completo:

The PIBID presents itself as an important tool to the development and training of new teachers, since this program provides an opportunity for participating students a teaching of the experience from the beginning of their formation process, knowing and learning new teaching methodologies, through observation of teachers school, besides being a daily contact with students.On the other hand, students of the Bachelor's Degree in Chemistry from education College of Itapipoca (FACEDI / UECE) experience in supervised training, other opportunities to exercise teaching.However, it is clear that the training has several limitations which are not seen in PIBID. Thus, the general objective of this research was to investigate from the reflect of basic school teachers the importance of this (PIBID) program for teacher training, as has been worked mandatory supervised practice in school and what proposals could be suggested to improve the training from these reflections. In this research descriptive and exploratory, with qualitative approach was used to collect data, interviews with basic education teachers dividing the latter into two groups: those who experienced the training and the subproject and those who only had supervised training as teaching practice. Through the data analyzed it was found that from the reflection of teachers, the PIBID is important in teacher training and the stage could be much better worked, if well planned, especially regarding activities to be performed at school, with an accompanying more near the regent professor and professor of educational institution.

Palavras-chave: PIBID, Estágio Supervisionado, Formação Docente,

Palavras-chave: PIBID, Supervised Internship, Teacher training,

DOI: 10.5151/chenpro-5erq-eq24

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Como citar:

PIRES, José Carlos Miranda; RODRIGUES, Amabia Firmino; FEITOSA, Edinilza Maria Anastácio; SOUSA, Julyane Moreira de; SANTOS, Luiz Eduardo Torres dos; ARAÚJO, Nicole Lopez da Silva; "INVESTIGAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO E DO PIBID PARA FORMAÇÃO DOCENTE DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA FACEDI/UECE", p. 138-147 . In: Anais do V Encontro Regional de Química & IV Encontro Nacional de Química [=Blucher Chemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-4043, DOI 10.5151/chenpro-5erq-eq24

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