Artigo - Open Access.

Idioma principal

INOVAÇÃO SOCIAL – ARQUITETURA DA REDE IDEIA

Eichenberg, Carolina Hermes;

Artigo:

O tema da inovação social envolve a reflexão sobre como transformar a interação social, a ponto de mudar a compreensão das pessoas sobre o modo como lidam com as coisas. As redes, a exemplo disso, são estruturas que potencializam o desenvolvimento de modelos mais sustentável. Nessa perspectiva, a presente pesquisa propõe-se a desenvolver diretrizes que potencializam práticas de redes orientadas pelo design para inovação social. Para tanto, estuda-se o caso da Rede Ideia. Essa rede é formada por empreendimentos sociais localizados na cidade de Porto Alegre - RS. A análise incide sobre concepts de projetos, resultados de um workshop realizado com alunos de especialização em design estratégico. Os resultados evidenciam que processos que desenvolvam a cultura de projeto em estruturas de rede tendem a inovação social.

Artigo:

Palavras-chave: Inovação social. Design. Cultura de projeto.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-01452

Referências bibliográficas
  • [1] BARAN, P. On Distributed Communications: introduction to distributed communications networks. Santa Monica: The Rand Corparation, 1964.
  • [2] BINDER, T.; BRANDT, E.; GREGORY, J. Design Participation. In: CoDesign Vol. 4, No. 1, March 2008.
  • [3] CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. Paz e Terra, São Paulo, 2005.
  • [4] CELASCHI, F. Dentro do Projeto: apontamento de mercadologia contemporânea in: Design e Innovazione: strumenti e pretiche per la ricerca applicata. Carocci, Roma, 2007.
  • [5] GRAY, D.; BROWN, S.; MACANUFO, J. Gamestorming: jogos corporativos para mudar, inovar e quebrar regras. Alta Books: Rio de Janeiro, 2012.
  • [6] KRUCKEN, L.; MERONI, A. Building Stakeholder Networks To Develop And Deliver Productservice-Systems: practical experiences on elaborating pro-active materials for communication. Journal of Cleaner Production, 2006, in press by Elselvier.
  • [7] MANZINI, E. Design para Inovação Social e Sustentabilidade: Comunidades Criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. E-papers: Rio de Janeiro, 2008.
  • [8] MANZINI, E; MERONI, A.; KRUCKEN, L. Relação Entre Produto, Território E Consumidor. Visibilidade E Comunicação Entre Local E Global. Politecnico di Milano - Dipartamento de Industrial Design, Arti, Communicazione e Moda. Milano, 200
  • [9] MERONI, A. Strategic Design: where are we now? Reflection around the foundations of a recent discipline. Strategic Design Research Journal, julho-dezembro 2008.
Como citar:

Eichenberg, Carolina Hermes; "INOVAÇÃO SOCIAL – ARQUITETURA DA REDE IDEIA", p. 2755-2766 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-01452

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações