Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Inovação no serviço de comercialização de produtos de base artesanal

Innovation in service of merchantability crafts

Amorim, Wadson Gomes ; Teixeira, Maria Bernadete Santos ; Maciel, Wesley Dias ;

Artigo Completo:

Neste trabalho, apresenta-se uma estratégia que une design da informação e design de serviço, para inovar a comercialização de joias artesanais. Inicialmente, analisou-se a produção artesanal de joias na comunidade de Santo Antônio do Leite, Minas Gerais. A análise foi realizada a partir de uma visão holística que é uma das ferramentas do design de serviço. Através dessa análise, desenvolveu-se uma metodologia para comercialização da produção artesanal de joias do território. Essa metodologia valoriza aspectos culturais locais, como forma de reforçar a identidade da região. Além disso, ela estabelece o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis como o intuito de comercializar as joias. O design da informação foi empregado para criação do aplicativo que envolve artesãos e clientes num processo de co-criação, que também permite o aprimoramento contínuo das joias. Assim, a estratégia agrega design da informação e design de serviço, para posicionar produtos artesanais de forma competitiva no mercado. O objetivo do trabalho é contribuir para a inovação e sustentabilidade da produção e comercialização de joias da associação dos artesãos de Santo Antônio do Leite. O estudo de caso realizado mostra que a conciliação entre o design da informação e o design de serviço é um instrumento estratégico capaz de valorizar produções artesanais locais.

Artigo Completo:

In this paper we present a strategy that combines information design and service design in order to innovate the merchantability of handmade jewelry. Initially, we analyzed the production of handmade jewelry in Santo Antonio do Leite, Minas Gerais. The analysis was conducted from a holistic view which is one of the service design tools. Through this analysis, we developed a methodology for marketing the production of handmade jewelry in that territory. This methodology enhances local cultural aspects, in order to strengthen the region''s identity. In addition, it establishes the development of an application for mobile devices aiming to sell the jewels. Information design was applied in order to create the application for mobile devices which involves artisans and customers in a process of co-creation, allowing the continuous improvement of jewelry. So the strategy combines information design and service design to position handmade products competitively in the market. The objective of our work is to contribute to innovation and sustainability of the production and merchantability of jewels in Santo Antônio do Leite. The conducted case study shows that combining information design and service design is a strategic instrument to enhance local craft productions.

Palavras-chave: design da informação, design de serviço, joia, artesanato, território., Information design, service design, jewel, craft, territory.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_142

Referências bibliográficas
  • [1] ALBAGLI, S. 2004. Território e Territorialidade. In: Territórios em movimento: cultura e identidade como estratégia de inserção competitiva. Org: Vinícius Lages, Christiano Braga, Gustavo Morelli. Rio de Janeiro: Relume Dumará/ Brasília, DF: SEBRAE.
  • [2] AVELAR, J. P. ; GOMES, R. L. ; REZENDE, E. J. C. ; CORDEIRO, H. P. 201 Service Design: understanding schenarios, analysis and possibilities of insertion. In: 6th International Technology, Education and Development Conference, Valencia. INTED201
  • [3] BARBOSA, S. D. J.; SILVA, B. S. 2010 Interação humano- computador. Rio de Janeiro: Elsevier.
  • [4] BENYON, D. 2011. Interação Humano-computador. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
  • [5] CANAAN, R. P.; TEIXEIRA, M.B.S. 2014. Possibilidades de Contribuição do Design em Arranjos Produtivos Locais: um estudo de caso no setor de gemas e joias. In: 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Gramado.
  • [6] FREIRE, K.; DAMAZIO, V. 2009. Design de serviços: conceitos e reflexões sobre o futuro da disciplina. In: 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo.
  • [7] HORN , R. E. 2000. Information design: emergence of a new profession. In:JACOBSON, Robert (ed.). Information design. Cambridge : The MIT Press.
  • [8] KAMINSKI, L. 2010. A Prata do Leite: Identidade, temporalidades e trabalho artesanal em Ouro Preto (MG) In: X Encontro Nacional de História Oral. Testemunhos: história e política. Pernambuco.
  • [9] KIMBELL, L. 2009 (a). Insights from service design practice. In: 8th European Academy Of Design Conference. Aberdeen, Scotland.
  • [10] KIMBELL, L. 2009 (b). The turn to service design. In: Moor, Design and Creativity: Policy, Management and Practice. Oxford: Berg.
  • [11] KIMBELL, L.; SIEDEL, V. 2008. Designing for Services - Multidisciplinary Perspectives: Exploratory Project on Designing for Services in Science and Technology-based Enterprises. Oxford: Saïd Business School.
  • [12] KRUCKEN, L. 2009 (a). Design e Território: Valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel.
  • [13] KRUCKEN, L. 2009 (b). Design e território: uma abordagem integrada para valorizar identidades e produtos. In: II Simpósio Brasileiro de Design Sustentável.São Paulo.
  • [14] MALAGUTI, C. 2009. Design e valores materializados – cultura, ética e sustentabilidade. In: MORAES, D; KRUCKEN, L (org.). Design e sustentabilidade I. Barbacena: EdUEMG.
  • [15] MANZINI, E.; VEZZOLI, C. 2005. O Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo.
  • [16] MORAES, D. 2010. Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Edgar Blucher.
  • [17] MORITZ, S. 2005. Service Design: practical access to an involving field. Londres, KISD.
  • [18] NIELSEN, J. 1993. Usability Engineering, Editora Academic Press, Boston.
  • [19] PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, Helen. 2002. Interaction design : beyond human- computer interaction. New York: John Wiley Andamp; Sons,
  • [20] SAFFER, D. 2010.Designing for Interaction - Creating Innovative Applications and Devices. Berkley: New Riders.
  • [21] SCHNEIDER, J.; STICKDORN, M. 2010. This is Service Design Thinking. New Jersey: John Wiley Andamp; Sons, Inc.
  • [22] STEEN, M. 2012.Human-Centered Design as a Fragile Encounter. Design Issues, V28(1).
Como citar:

Amorim, Wadson Gomes; Teixeira, Maria Bernadete Santos; Maciel, Wesley Dias; "Inovação no serviço de comercialização de produtos de base artesanal", p. 528-537 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_142

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações