Dezembro 2014 vol. 1 num. 1 - X Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Artigo - Open Access.

Idioma principal

INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES DE SECAGEM DAS FOLHAS DE OLIVEIRA NO CONTEÚDO DE CAROTENOIDES

MACHADO, L. M. M. ; ROSA, G. S. ;

Artigo:

As folhas de oliveira têm sido alvo de diversos estudos, tendo como descoberta vários benefícios à saúde. Entre os compostos bioativos presentes nas folhas de oliveira têm-se os carotenoides, um grupo de pigmentos, que são responsáveis pelas cores vermelha, laranja e amarela. Este trabalho teve como objetivo estudar a secagem das folhas de oliveira e verificar a influência deste processo no conteúdo de carotenoides. O equipamento utilizado para os ensaios de secagem foi um secador de leito fixo com passagem paralela de ar, nas temperaturas de 50 e 70°C e velocidade do ar de 2m/s. A determinação dos carotenoides totais foi realizada através da metodologia deRodriguez-Amaya (1999). Através dos resultados verificou-se que o aumento da temperatura proporcionou a aceleração do processo, o que reduziu o tempo de secagem. Para a secagem realizada na temperatura de 50 oC a cinética apresentou somente um período de taxa decrescente, enquanto que para a temperatura de 70 oC foi possível observar um período de taxa constante no início do experimento. Com relação ao conteúdo de carotenoides, observou-se que a amostra seca em maior temperatura teve maior perda deste composto.

Artigo:

Palavras-chave: secador, pigmentos, bioativos,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobec-ic-02-ft-041

Referências bibliográficas
  • [1] BAUER, V. R. P.; DUTRA. F. L. G.; ZAMBIAZI, R. Caracterização do fruto da Oliveira na região Sul do Brasil.
  • [2] Alim. Nutr., Araraquara, v. 22, n. 1, p. 79-87, jan./mar., 2011.
  • [3] MUJUMDAR, A. S. Handbook of industrial drying. Taylor and Francis Group, 3 ed., 2006.
  • [4] OLIVEIRA, A. F.; PASQUAL, M.; CHALFUN, N. N. J.; REGINA, M de A.; RINCÓN, C. D. R. Influência do número de nós em estacas semilenhosas de Oliveira (Olea europaea L.) no enraizamento sob câmara de nebulização. Ciênc. Agrotec. Lavras. v.27, n.2, p.332- 338, mar./abr., 2003.
  • [5] PACHECO, C. R. F. Conceitos básicos de Secagem. Curso de Especialização de Papel e Celulose,2009.
  • [6] RODRIGUEZ-AMAYA, D. B. A Guide to Carotenoid Analysis in Foods. Washington DC: International Life Sciences Institute (ILSI) Press, 1999.
  • [7] SOUZA, C. O.; MENEZES. J. D. S.; NETO. D. C. R.; ASSIS. J. G. A.; SILVA, S. R.;DRUZIAN, J. I. Carotenoides totais e vitamina A de cucurbitáceas do Banco Ativo de Germoplasma da EmbrapaSemiárido. Ciência Rural, Santa Maria,2011.
Como citar:

MACHADO, L. M. M.; ROSA, G. S.; "INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES DE SECAGEM DAS FOLHAS DE OLIVEIRA NO CONTEÚDO DE CAROTENOIDES", p. 407-410 . In: . São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobec-ic-02-ft-041

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações