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IMPACTO DO USO DE ADITIVOS NA CONSERVAÇÃO E NA EFICIÊNCIA DA COMBUSTÃO DO DIESEL

Duarte, Jair; Orlandi, Ezequiel; Grimberg, Gilles Laurent;

Artigo Completo:

Com a mudança na legislação e a necessidade de crescimento da nossa matriz energética, é importante fazer algumas mudanças no setor da energia, bem como nas composições dos combustíveis, principalmente entre os derivados de petróleo. Pensando sobre o aquecimento global e a poluição em geral, é imprescindível fazer uma avaliação crítica no desenvolvimento de novos combustíveis e também ao ajustar aqueles que já estão em uso. Quanto ao uso do diesel, com o corte do enxofre, a tendência é a redução das emissões de enxofre para a atmosfera. No entanto, a extração desses elementos causa danos ao combustível, como redução da sua capacidade de lubrificação e sua ação no combate à proliferação de microrganismo. Para corrigir o problema de lubrificação e pensar sobre a redução do consumo de petróleo, começamos a adicionar biodiesel ao diesel. Biodiesel é altamente higroscópico, o que traz alguns problemas para o motor como a diminuição na potência, obstrução do sistema de injeção, corrosão e até mesmo a proliferação bacteriana, causando depósitos, conhecidos como borra. O uso de aditivos multifuncionais, como é mostrado ao longo deste trabalho, fornece uma maneira eficiente e ambientalmente amigável de superar esses problemas. O trabalho se caracteriza por um estudo de caso da aplicação do aditivo A550 da Actioil no diesel utilizado na usina termoelétrica de Santana, pertencente à Eletronorte, no estado do Amapá. O diesel aditivado foi adquirido da Petrobras Distribuidora.

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DOI: 10.5151/engpro-simea2014-25

Referências bibliográficas
Como citar:

Duarte, Jair; Orlandi, Ezequiel; Grimberg, Gilles Laurent; "IMPACTO DO USO DE ADITIVOS NA CONSERVAÇÃO E NA EFICIÊNCIA DA COMBUSTÃO DO DIESEL", p. 101-113 . In: In Anais do XXII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2014-25

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