Artigo - Open Access.

Idioma principal

IMAGEM, REPRODUÇÃO E REPRESENTAÇÃO DA CULTURA TIPOGRÁFICA NA WEB

Silva, Dennis Messa da ;

Artigo:

Em virtude de uma série de razões técnicas, os recursos de edição da aparência tipográfica na web eram um tanto rudimentares. Entretanto, a popularização de monitores com maior resolução; o aumento da velocidade nas conexões e o acordo entre type designers e desenvolvedores de software em 2010 permitiram uma inserção de qualidades gráficas características da cultura impressa. Este fenômeno possibilita rever certas considerações a respeito da aparência da grafia na web, assim como enquadrar o objeto de estudo aos conceitos dos teóricos da cultura digital. A primeira parte deste trabalho consiste em apresentar o objeto de estudo, a segunda em aplicar um referencial teórico para confrontar com o fenômeno descrito, e por fim desenvolver uma conclusão que integre os temas em discussão.

Artigo:

By virtue of a number of technical reasons, the editing features of web typography appearance were somewhat rudimentary. However, the popularization of monitors with higher resolution, increased speed connections and the agreement between type designers and software developers in 2010 allowed an insertion of graphic qualities characteristics from print culture. This phenomenon makes it possible to revise certain considerations regarding the appearance of the spelling on the web, as well as framing the object of study to the theoretical concepts of digital culture. The first part of this paper is to present the object of study, the second to apply a theoretical framework to confront the phenomenon described, and finally develop a conclusion that integrates the topics under discussion.

Palavras-chave: Web Design, Tipografia Digital e WebFonts., Web Design, Digital Typography and WebFonts.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00252

Referências bibliográficas
  • [1] ADOBE. Adobe Type / OpenType. Disponível na internet por http em:Andlt;http://www.adobe.com/products/type/opentype.htmlAndgt; Acesso em 11 fev. 2014.
  • [2] BOLTER, Jay David. Writing Space: Computers, Hypertext, and the Remediation of Print. 2ª ed. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 2001.
  • [3] BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: Understanding New Media. Massachusetts: MIT Press, 2001.
  • [4] BOS, Bert. The history of a model for fonts on the Web. Disponível na internet por http em: Andlt;http://www.w3.org/Talks/2010/0313‐Fonts‐SXSWAndgt;. Acesso em 04 out. 2013.
  • [5] CRUZ, Crystian. Type Family UOL. Disponível na internet por http em:Andlt;https://www.behance.net/gallery/Type‐Family‐UOL/15639563Andgt;. Acesso em 31 jul 2014.
  • [6] DAGGETT, John. Ampersand Conference. The Future of CSS Typography. Disponível na internet por http em: Andlt;http://ampersand.s3.amazonaws.com/2011/Andgt;. Acesso em 11 fev. 2014.
  • [7] DAGGETT, Johb. CSS Fonts Module Level 3. Disponível na internet por http em:Andlt;http://www.w3.org/TR/2013/CR‐css‐fonts‐3‐20131003Andgt;. Acesso em: 12 fev. 2014.
  • [8] DAGGETT, John; KEW, Jonathan. Graphic bits ‐ ATypI 2009. Disponível na internet por http em: Andlt;http://blog.mozilla.org/nattokirai/2009/11/04/atypi‐2009Andgt;. Acesso em 21 out. 2013.
  • [9] DOOLEY, Michael. The Future of Web Fonts Is Sooner Than It Used To Be. Disponível na internet por http em: Andlt;http://www.printmag.com/design‐inspiration/the‐future‐of‐ web‐fonts‐is‐sooner‐than‐it‐used‐to‐beAndgt;. Acesso em 12 out. 2013.
  • [10] FERREIRA, Gustavo. OpenType features in web browsers. Disponível na internet por http em: Andlt;https://www.typotheque.com/articles/Andgt;. Acesso em 11 fev. 2013.
  • [11] GARFIELD, Simon. Esse é o meu tipo. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. HEITLINGER, Paulo. Alfabetos: caligrafia e tipografia. Lisboa: Dinalivro, 2010.
  • [12] HOCHULI, Jost. O detalhe na tipografia: uma explicação resumida e precisa sobre as questões que se ocupam da legibilidade dos textos. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
  • [13] LANDOW, George. Hypertext 3.0: Critical Theory and New Media in an era of Globalization. 3ª ed. Baltimore, Maryland: The John Hopkins University Press, 2006.
  • [14] LIE, Håkon Wium. W. CSS @ Ten: The Next Big Thing. Disponível na internet por http em: Andlt;http://www.alistapart.com/articles/cssattenAndgt;. Acesso em 26 jun. 2012.
  • [15] LILLEY, Chris. W3C: Fonts on the Web. Disponível na internet por http em:Andlt;http://www.w3.org/FontsAndgt;. Acesso em 11 out. 2013.
  • [16] LUPTON, Ellen. Pensar com Tipos. São Paulo: Cosac Naify, 2006. 184 p.
  • [17] LOVINK, Geert. Dark Fiber: Tracking Critical Internet Culture. Massachusetts: MIT, 2003.
  • [18] MANDEL, Ladislas. O Poder da Escrita. São Paulo: Rosari, 2011.
  • [19] MURRAY, Janet Horowitz. Hamlet no Holodeck: O Futuro da Narrativa no Ciberespaço. São Paulo: UNESP, 2003.
  • [20] MICROSOFT. Typography. Core fonts for the web. Disponível na internet por http em:Andlt;http://www.microsoft.com/typography/fonts/web.aspxAndgt;. Acesso em: 18 fev. 2013. MORZINSKY, Jacob. Safe web fonts. Disponível na internet por http em:Andlt;http://web.mit.edu/jmorzins/www/fonts.htmlAndgt;. Acesso em 8 nov. 2013.
  • [21] NIELSEN, Jakob. Serif vs. Sans‐Serif Fonts for HD Screens. Disponível na internet por http em: Andlt;http://www.useit.com/alertbox/web‐typography.htmlAndgt;. Acesso em 01 mar. 2014.
  • [22] PHINNEY, Thomas. TipoGráfica: Revista de Diseño. La Experiencia OpenType. Buenos Aires: FontanaDiseño, 2004. TPG 62, 27‐33.
  • [23] PHINNEY, Thomas. Web Safe Fonts Are Dead. Disponível na internet por http em:Andlt;http://www.howdesign.com/resources‐education/web‐safe‐fonts‐are‐dead‐font‐ guru‐thomas‐phinney‐talks‐web‐fontsAndgt;. Acesso em 8 out. 2013.
  • [24] ROCHA, Cláudio. Novo Projeto Tipográfico. São Paulo: Rosari, 2012.
  • [25] RUTTER, Richard. Web Designer. The Future of Fonts is Now. Bournemouth: Imagine Publishing, 2012. Issue 198, 38‐43.
  • [26] SANTAELLA, Lucia. Midias Locativas: a internet de lugares e coisas. Revista FAMECOS, 35, 2008, pp. 95‐101.
  • [27] SILVA, Maurício Maujor Samy. A diretiva @font‐face das CSS3. Disponível na internet por http em: Andlt;http://www.maujor.com/tutorial/css3‐@font‐face.phpAndgt;. Acesso em 12 jun. 2012.
  • [28] SILVA, Sérgio Luciano. Faces e Fontes Multiescrita: Fundamentos e Critérios de Design Tipográfico. 2011. 155 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Minas Gerais, Programa de Pós‐Graduação em Design.
  • [29] TEAGUE, Jason. HOW: Web Type Revolution. Disponível na internet por http em:Andlt;http://www.howdesign.com/design‐creativity/fonts‐typography/web‐typography‐ revolutionAndgt;. Acesso em: 09 out. 2013.
  • [30] TYPEART FOUNDRY. TypeArt History of Courier. Disponível na internet por http em:Andlt;http://www.typeart.com/history.asp?FID=43Andgt;. Acesso em 27 fev. 2013.
Como citar:

Silva, Dennis Messa da; "IMAGEM, REPRODUÇÃO E REPRESENTAÇÃO DA CULTURA TIPOGRÁFICA NA WEB", p. 1728-1739 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00252

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações