Blucher Design Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2318-6968
ÁGUA NOSSA DE CADA DIA: O DISCURSO PERSUASIVO DOS ATRIBUTOS VISUAIS NOS INFOGRÁFICOS
ÁGUA NOSSA DE CADA DIA: O DISCURSO PERSUASIVO DOS ATRIBUTOS VISUAIS NOS INFOGRÁFICOS
Nogueira, Daniel Moura; Paula, Frederico Braida Rodrigues de; Nojima, Vera Lucia Moreira dos Santos
Artigo Completo:
Os infográficos, um dos produtos do Design da Informação, podem ser usados como ferramenta de comunicação, com o objetivo de transmitir informações de modo sintético, rápido e atraente, por meio de representações visuais diagramáticas. Este artigo aborda o tema do discurso persuasivo nos infográficos. Trata-se de uma análise dos atributos visuais dos gráficos e infográficos, sob o ponto de vista da retórica visual. Os aportes teóricos encontram-se na proposta de uma Retórica do Design, de Almeida Junior, fundamentada na Nova Retórica, de Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, e nas investigações sobre a Percepção Visual voltada à visualização de dados, de Colin Ware e Stephen Few. Como caso exemplar, foi elaborada uma análise dos aspectos gráficos e retóricos do infográfico “Água nossa de cada dia”, da seção Jornais da 6ª Mostra Nacional de Infografia de 2012, o Infolide. Ao final, evidencia-se a intensa presença dos recursos retórico-visuais e das ferramentas de persuasão no desenvolvimento de infográficos, os quais são utilizados pelos designers para uma comunicação efetiva de suas mensagens e para capturar, convincentemente, a atenção dos receptores.
Os infográficos, um dos produtos do Design da Informação, podem ser usados como ferramenta de comunicação, com o objetivo de transmitir informações de modo sintético, rápido e atraente, por meio de representações visuais diagramáticas. Este artigo aborda o tema do discurso persuasivo nos infográficos. Trata-se de uma análise dos atributos visuais dos gráficos e infográficos, sob o ponto de vista da retórica visual. Os aportes teóricos encontram-se na proposta de uma Retórica do Design, de Almeida Junior, fundamentada na Nova Retórica, de Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, e nas investigações sobre a Percepção Visual voltada à visualização de dados, de Colin Ware e Stephen Few. Como caso exemplar, foi elaborada uma análise dos aspectos gráficos e retóricos do infográfico “Água nossa de cada dia”, da seção Jornais da 6ª Mostra Nacional de Infografia de 2012, o Infolide. Ao final, evidencia-se a intensa presença dos recursos retórico-visuais e das ferramentas de persuasão no desenvolvimento de infográficos, os quais são utilizados pelos designers para uma comunicação efetiva de suas mensagens e para capturar, convincentemente, a atenção dos receptores.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/despro-ped2016-0399
Referências bibliográficas
- [1] [Gráfico]. Tese (Doutorado em Design). Departamento de Artes. Pontifícia Universidade Católica. Rio de Janeiro, 2009.
- [2] ALMEIDA JUNIOR, Licínio Nascimento; NOJIMA, Vera Lúcia Retórica do design gráfico: da prática a teoria. São Paulo: Blucher, 2010.
- [3] BERTIN, Jacques. Semiology of graphics, Wisconsin: University of Wisconsin Press, 1983.
- [4] BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.
- [5] CAIRO, Alberto. Infografía 2.0 visualización interactiva de información en prensa. Madrid: Alamut, 2008.
- [6] FEW, Stephen. Now you see it. Oakland: Analitics Press, 2009.
- [7] INFOLIDE. 6ª Mostra de infografia. São Paulo: Infolide, 2012.
- [8] KRISTEVA, Julia. História da linguagem. Portugal: Edições 70, 1974.
- [9] LIMA, Ricardo Cunha. Análise da infografia jornalística. Dissertação (Mestrado em Design). ESDI/UERJ. Rio de Janeiro, 2009.
- [10] MÓDOLO, Cristiane Machado. Infográficos na mídia impressa: um estudo semiótico na revista Mundo Estranho. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Universidade Estadual Paulista. Bauru, 2008.
- [11] NEURATH, Otto. International picture language. The Department of Typography & Graphic Communication. Reading: University of Reading Press, 1980.
- [12] NOGUEIRA, Daniel Moura. Visualização de dados: o discurso persuasivo dos atributos visuais nos infográficos. Dissertação (mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes e Design. Rio de Janeiro, 2014.
- [13] PERELMAN, Chaim; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a Nova Retórica, São Paulo: Martins Fontes, 2005.
- [14] SOUZA LEITE, João. O discurso do design gráfico como polifonia. Estudos em Design, v. 5, n. 1. pp. 59-68. Rio de Janeiro: AEND-BR, 1997.
- [15] TREISMANN, Anne; GORMICAN, Stephen. Feature analisys in early vision: evidence from search asymmetries. Psychological Review, v.95, n.1, pp.15-48, jan. 1988.
- [16] WARE, Colin. Information visualization: perception for design. San Francisco: MK, 2004.
- [17] _____. Visual thinking for design. São Francisco: MK, 2008.
- [18] WILDBUR, Peter; BURKE, Michael. Information graphics: innovative solutions in contemporary design. London: Thames & Hudson, 1998.
Como citar:
Nogueira, Daniel Moura; Paula, Frederico Braida Rodrigues de; Nojima, Vera Lucia Moreira dos Santos; "ÁGUA NOSSA DE CADA DIA: O DISCURSO PERSUASIVO DOS ATRIBUTOS VISUAIS NOS INFOGRÁFICOS", p-4635-4647.
In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/despro-ped2016-0399
últimos 30 dias
70
downloads
0
visualizações
2
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - ÁGUA NOSSA DE CADA DIA: O DISCURSO PERSUASIVO DOS ATRIBUTOS VISUAIS NOS INFOGRÁFICOS JO - Blucher Design Proceedings VL - 2 IS - 9 SP - 4635 EP - 4647 PY - 2016 T2 - 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design AU - , , SN - 23186968 DO - http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0399 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/gua-nossa-de-cada-dia-o-discurso-persuasivo-dos-atributos-visuais-nos-infogrficos-24635 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{Nogueira20144,
title="ÁGUA NOSSA DE CADA DIA: O DISCURSO PERSUASIVO DOS ATRIBUTOS VISUAIS NOS INFOGRÁFICOS",
journal="Blucher Design Proceedings",
volume="2",
number="9",
pages="4635 - 4647",
year="2016",
note="",
issn="23186968",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0399",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/gua-nossa-de-cada-dia-o-discurso-persuasivo-dos-atributos-visuais-nos-infogrficos-24635",
author="Daniel Moura Nogueira", "Frederico Braida Rodrigues de Paula", "Vera Lucia Moreira dos Santos Nojima",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Daniel Moura Nogueira, Frederico Braida Rodrigues de Paula, Vera Lucia Moreira dos Santos Nojima, ÁGUA NOSSA DE CADA DIA: O DISCURSO PERSUASIVO DOS ATRIBUTOS VISUAIS NOS INFOGRÁFICOS, Blucher Design Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 4635-4647, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0399 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/gua-nossa-de-cada-dia-o-discurso-persuasivo-dos-atributos-visuais-nos-infogrficos-24635) Palavras-chave:: ;