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FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PARA O REPOSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DA ATIVIDADE DO DESIGN

Moreira, Bruna Ruschel; Bernardes, Maurício;

Artigo:

Este artigo tem como objetivo apontar fatores críticos de sucesso (FCS) para o reposicionamento estratégico da atividade do design em empresas desenvolvedoras de produtos que visam alcançar soluções inovadoras. Entende-se como FCS os pontos chaves que definem o sucesso da implementação de um plano e que, neste caso, estão diretamente relacionadas com o reposicionamento estratégico da atividade do design. Os dados apresentados são oriundos de pesquisa realizada no período compreendido entre setembro de 2012 e dezembro de 2013 cujos objetos de estudos configuram-se em três empresas brasileiras atuantes nos segmentos de pintura; produtos de limpeza doméstica; e potes plásticos. O método de pesquisa utilizado foi constituído por um roteiro que visou compreender o contexto através de uma abordagem ampla e, assim, conseguir permear diversos setores das empresas. Essa estrutura gerou 38 horas de levantamento de dados que foram obtidos através dos seguintes instrumentos: dois workshops; quinze entrevistas em profundidade; e seis grupos focais. Os fatores críticos de sucesso encontrados nas empresas durante o reposicionamento estratégico da atividade do design foram divididos em seis pilares: Comunicação, Conhecimento, Processos, Projetos, Recursos Humanos e Estratégia. Contudo, destaca- se que antes de reposicionar a atividade do design dentro das empresas, é importante conhecer o contexto das mesmas para compreender os possíveis FCS´s intrínsecos a cada uma delas. Isso deve ser efetivado a título de estruturação prévia a qualquer movimento de implementação relacionado com o âmbito do design.

Artigo:

This paper aims to point out the critical success factors (CSFs) present during the strategic repositioning of the design activity in businesses which develop products to provide innovative solutions. CSFs are key elements which influence the success of a project and, in this case, are directly related to the strategic repositioning of the design activity. The results presented hereby stem from research carried out in the period between September 2012 and December 2013 in three leading Brazilian companies in the segments of paintbrushes and painting tools; household cleaning and personal hygiene products; and plastic containers used in households. The research method adopted consisted of a roadmap which aimed at understanding the context through a broad approach in order to reach several areas of the businesses. Such approach generated 38 hours which were obtained as follows: two workshops; fifteen in-depth interviews; and six focus groups. The critical success factors for the companies found during the strategic repositioning of the design activity were divided into 6 main areas: Communication, Knowledge, Procedure, Projects, Human Resources and Strategy. However, prior to repositioning the design activity within the companies, it is important to know more about the context in which they are so as to understand the possible CSFs intrinsic to each one and therefore conduct a structuring process prior to any implementation related to design.

Palavras-chave: Design, Reposicionamento, Fatores Críticos de Sucesso., Design, Repositioning, Critical Success Factors.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00297

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Como citar:

Moreira, Bruna Ruschel; Bernardes, Maurício; "FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PARA O REPOSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DA ATIVIDADE DO DESIGN", p. 2928-2939 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00297

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