Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Faces de Bergman: retórica visual aplicada à criação de cartazes cinematográficos conceituais

Bergman faces: visual rhetoric applied to the creation of conceptual movie posters

Leite, Hana ; Waechter, Hans ;

Artigo Completo:

A retórica visual é um estudo recente no design gráfico. Ela tem sido estudada sob os mais variados aspectos desde a Antiguidade, mas a abordagem de uma retórica da imagem iniciou-se no século XX. O propósito desta pesquisa foi investigar, adaptar e aplicar técnicas e figuras retóricas a fim de se obter resultados mais criativos e menos intuitivos, através da aplicação da retórica visual à criação de cinco cartazes cinematográficos conceituais de filmes de Ingmar Bergman.

Artigo Completo:

Visual rhetoric is a recente field of study in graphic design. It has been studied from various aspects since ancient history, but the rhetoric of the image approach began in the twentieth century. The objective of this research was to investigate, adapt and apply techniques and rhetorical figures, in order to get more creative and less intuitive results, through the application of visual rhetoric at the creation of five conceptual movie posters from Ingmar Bergman’s films.

Palavras-chave: processo criativo, retórica visual, cartaz conceitual, Ingmar Bergman, creative process, visual rhetoric, conceptual poster, Ingmar Bergman,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-congic_13

Referências bibliográficas
  • [1] Artigos em revistas acadêmicas/capítulos de livros
  • [2] DURAND, Jacques. 1973. Retórica e Imagem Publicitária. In: METZ, Christian; DURAND, Jacques; PÉNINOU, Georges; MARIN, Louis; SCHEFER, Jean-Louis. A análise das imagens: 19-59. Petrópolis: Editora Vozes.
  • [3] SASSER, Virginia. 201 Figuras de retórica. In: LUPTON, Ellen (org). Intuição, ação, criação: 82-8 São Paulo: Editora G. Gili.
  • [4] WAECHTER, H. N. Retórica visual: Uma ferramenta criativa para o design. In: 8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2008, São Paulo. 8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2008.
  • [5] Livros, e material não publicados
  • [6] ALMEIDA JUNIOR, Licinio Nascimento de; NOJIMA, Vera Lúcia Moreira dos Santos. 2010. Retórica do design gráfico: da prática à teoria. Coleção Pensando o Design, Marcos Braga, coordenador. São Paulo: Blucher.
  • [7] BERNARDET, Jean-Claude. 1985. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense.
  • [8] BONSIEPE, Gui. 1997. Design: do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL.
  • [9] LEITE, H. L. A. 2013. Faces de Bergman: retórica visual aplicada à criação de cartazes cinematográficos conceituais. Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Departamento de Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
  • [10] COLODA, S. C.; Andamp; VIAN, I. N. 1972. Cinema e TV no ensino. Porto Alegre.
  • [11] MOLES, Abram Antoine. 1974. O Cartaz. São Paulo: Perspectiva.
Como citar:

Leite, Hana; Waechter, Hans; "Faces de Bergman: retórica visual aplicada à criação de cartazes cinematográficos conceituais", p. 1462-1468 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-congic_13

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações