Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO REOLÓGICO DE ÓLEOS LUBRIFICANTES AUTOMOTIVOS POR MEIO DE REOMETRIA

Oliveira, Roberto Fernando de Souza Freitas Ana Paula Lelis Rodrigues de; Ribeiro, Maria Elisa Scarpelli; Silva, ; Sousa, Ricardo Geraldo de; Alves, Ana Gabriella de Oliveira; Erbetta, Cynthia D’Avila Carvalho; Lastres, Luiz Fernando Martins;

Artigo Completo:

Neste trabalho, foi feito um estudo reológico de dezoito óleos comerciais, de diferentes marcas e classificações SAE. Os óleos foram submetidos a testes em regime estacionário de tensão, utilizando um reômetro AR-G2. A tensão de cisalhamento foi variada de 0 a 600Pa, à temperatura fixa de 25oC. Foi observado que a viscosidade de todos os óleos lubrificantes diminuiu com o aumento da tensão de cisalhamento. A partir destes testes em regime estacionário, os óleos foram separados em três grupos, de acordo com as suas curvas de viscosidade, com os do Grupo A apresentando as maiores viscosidades, em qualquer tensão aplicada, seguidos dos do Grupo B, e os do Grupo C com as menores viscosidades. Os óleos, classificados no Grupo A, são aqueles com maior grau SAE e com viscosidade cinemática maior que 250cSt. Os resultados obtidos mostram uma correspondência entre o estudo reológico dos óleos por reometria e os testes convencionais usados para classificação dos óleos. Considerando tais resultados, a eficiência, a rapidez e a facilidade do método, pode-se concluir pela vantagem da utilização deste método para testes preliminares na formulação de óleos lubrificantes.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-simea-PAP58

Referências bibliográficas
Como citar:

Oliveira, Roberto Fernando de Souza Freitas Ana Paula Lelis Rodrigues de; Ribeiro, Maria Elisa Scarpelli; Silva, ; Sousa, Ricardo Geraldo de; Alves, Ana Gabriella de Oliveira; Erbetta, Cynthia D’Avila Carvalho; Lastres, Luiz Fernando Martins; "ESTUDO REOLÓGICO DE ÓLEOS LUBRIFICANTES AUTOMOTIVOS POR MEIO DE REOMETRIA", p. 427-433 . In: In Anais do XXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva — SIMEA 2013. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea-PAP58

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações