Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Estudo preliminar sobre a influência do teor de enxofre do combustível na emissão de amônia em motociclos e veículos leves dos ciclos Otto e Diesel

Daemme, Luiz Carlos; Neto, Renato de Arruda Penteado; Errera, Marcelo Risso; Zotin, Fátima M. Z.;

Artigo Completo:

Devido às restrições ambientais mundiais, o controle das emissões veiculares torna-se cada vez mais rigoroso. Os limites de emissões vêm sendo sensivelmente reduzidos e o papel das emissões não regulamentadas está tornando-se cada vez mais importante. As emissões de amônia têm recebido especial atenção por esse composto contribuir com a produção de material particulado secundário na forma de nitratos (NH4NO3) ou sulfatos de amônia ((NH4)2SO4). A amônia é o terceiro maior composto nitrogenado na atmosfera. O objetivo da presente pesquisa foi avaliar a influência do teor de enxofre do combustível nacional na emissão de amônia em uma amostra de seis veículos (três motociclos, um veículo do ciclo Otto e dois veículos do ciclo diesel). Os testes foram conduzidos de acordo com as normativas brasileiras, utilizando-se de diesel contendo 6 e 400 ppm de enxofre e gasolinas contendo 30 e 320 ppm de enxofre. Ambas as gasolinas possuíam teor de 22% de etanol anidro. Os resultados demonstram que para o veículo do ciclo Otto, equipado com catalisador de três vias, a redução do teor de enxofre gera uma tendência de incremento na emissão de amônia. Nos motociclos foi observada a mesma tendência. Quanto aos veículos comerciais leves do ciclo Diesel, não foi observada influência significativa do teor de enxofre sobre as emissões de amônia.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-simea-PAP88

Referências bibliográficas
Como citar:

Daemme, Luiz Carlos; Neto, Renato de Arruda Penteado; Errera, Marcelo Risso; Zotin, Fátima M. Z.; "Estudo preliminar sobre a influência do teor de enxofre do combustível na emissão de amônia em motociclos e veículos leves dos ciclos Otto e Diesel", p. 627-636 . In: In Anais do XXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva — SIMEA 2013. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea-PAP88

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações