fevereiro 2015 vol. 1 num. 2 - XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Artigo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO INVESTIGATIVO PARA DIMINUIÇÃO DA ACIDEZ DO PRODUTO OBTIDO A PARTIR DO CRAQUEAMENTO TERMOCATALÍTICO DO ÓLEO DE PALMA.

OLIVEIRA, F. T. S. B.; LHAMAS, D. E. L.; SANTOS, M. C.; MACHADO, N. T.; BORGES, L. E. P.;

Artigo:

O esgotamento gradativo das fontes de energia de origem fóssil aliado à crescente preocupação ambiental tem estimulado a busca por fontes energéticas alternativas. Diante deste cenário vários pesquisadores vêm investigando rotas tecnológicas que possam ser empregadas na produção de biocombustíveis com destaque para o craqueamento termocatalítico, uma vez que este processo apresenta flexibilidade de matérias-primas e os produtos obtidos são similares na composição ao diesel de petróleo, no entanto, este processo apresenta como desvantagem o elevado índice de acidez dos produtos obtidos, devido à formação de compostos oxigenados. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo investigativo, visando à diminuição do índice de acidez do produto obtido a partir do processo de craqueamento termocatalítico do óleo de palma, através dos processos de neutralização, destilação, extração líquido-líquido e blend. Foram realizadas análises de índice de acidez para o produto líquido orgânico bruto e para os produtos submetidos a cada processo de tratamento.A partir dos resultados pôde-se verificar que a neutralização apresentou notável diminuição do índice de acidez em relação aos outros processos, portanto esse tratamento pode ser considerado o mais eficiente para a diminuição da concentração de ácidos graxos livres do produto líquido produzido no craqueamento.

Artigo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeq2014-0445-25463-181415

Referências bibliográficas
Como citar:

OLIVEIRA, F. T. S. B.; LHAMAS, D. E. L.; SANTOS, M. C.; MACHADO, N. T.; BORGES, L. E. P.; "ESTUDO INVESTIGATIVO PARA DIMINUIÇÃO DA ACIDEZ DO PRODUTO OBTIDO A PARTIR DO CRAQUEAMENTO TERMOCATALÍTICO DO ÓLEO DE PALMA.", p. 14887-14893 . In: Anais do XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química - COBEQ 2014 [= Blucher Chemical Engineering Proceedings, v.1, n.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeq2014-0445-25463-181415

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações